O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está disposto a restabelecer as relações com os Estados Unidos na mesma medida em que Washington esteja pronto para isso, disse nesta segunda-feira (1º), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“O presidente Putin declarou em várias ocasiões sua disposição de restabelecer e desenvolver dinamicamente nossas relações (com os EUA) na medida em que o lado americano esteja preparado para isso”, disse Peskov, em sua entrevista coletiva diária por telefone.
O porta-voz respondeu desta forma a pergunta se Putin considerava possível um encontro com o presidente americano, Joe Biden, e se havia algo que o impedia de ser realizado.
“Por enquanto, vamos colocar assim, o nível de disposição é diferente”, explicou.
O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, pediu no último sábado que os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos se reunissem para debater a redução das armas nucleares e a segurança internacional.
Peskov salientou que o presidente russo “tem estado e está aberto ao diálogo com todos os países do mundo, incluindo os Estados Unidos, e está aberto a resolver até as divergências mais graves através da comunicação”.
Ao mesmo tempo, indicou que “neste momento nem todos os países têm a mesma vontade política”.
R7