A partir de 10 de março, o longa-metragem Celice-Histórias e Canções de uma Mestra Pianista entra em cartaz para uma temporada virtual de 30 dias. O público poderá conferir o documentário neste link https://vimeo.com/508481514 até o dia 10 de abril. A exibição do filme, lançado em 2018, celebra os 90 anos de vida e 70 de carreira da pianista negro-mestiça Celice Silveira, que popularizou o piano em bairros de Salvador.
O documentário foi dirigido por Wayra Silveira, filha da pianista, que adota um tom pessoal, mas, ao mesmo tempo, resgata a história de Salvador do século XX. A diretora explica que a trajetória da artista soteropolitana é contada a partir da conexão entre as esferas coletiva e individual.
Celice aborda aspectos que envolvem a história do Brasil e da Bahia entre os anos de 1930 e 1980 e, nesse contexto, os desafios de uma família negra no estado após a abolição. Assim, o documentário lança olhar sobre elementos do cotidiano de Salvador, a vida da classe média operária após a descoberta do petróleo no Recôncavo Baiano e a musicalidade e poesia do bairro de Itapuã. Resgata também a história do ensino de música na capital baiana, a partir da criação do Instituto de Música da Bahia.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do CCPI – Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.