Respeitando as medidas contra a propagação da COVID-19 em Salvador e seguindo o propósito de oferecer uma programação artística para o público, o Teatro Gamboa reexibe, neste final de semana, espetáculos que fizeram parte da agenda do espaço desde o começo da pandemia. As exibições acontecem no canal do Gamboa no YouTube, e os ingressos variam entre R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada), disponíveis na plataforma https://teatrogamboaonline.
Abrindo a agenda do RePlay Gamboa, nesta sexta-feira (05), a partir das 21h, o projeto GamboaSons é exibido na plataforma, em um show com direção de Emerson Cabral, que reúne Márcia Short, Gerônimo, Evelin Buchegger e Guida Moira. Eles são acompanhados pela banda Gamboa, com Marquinho Carvalho no piano, André Luba no contrabaixo, Emerson Cabral no violão e guitarra e Reinaldo Boaventura na bateria. No repertório, uma homenagem à Música Popular Brasileira.
No sábado (06), música e artes cênicas fazem parte da agenda. A partir das 17h a peça infantil A Mulher que Matou os Peixes traz Maíra Lins ao palco online do Gamboa, com direção de Djalma Thurler. A peça conta a história de Clarice, mãe e escritora que revela seu descuido com os peixes de estimação de seu filho, ato que resultou na morte dos dois “vermelhinhos”. Durante todo o espetáculo ela tenta conquistar o espectador/jurado através de micro relatos em que apresenta sua convivência com diversos animais, tudo em uma argumentação repleta de musicalidade, lirismo e identificação.
Já às 19h será reexibido o show Pássaro do Brasil, onde a cantora Cláudia Cunha homenageia a beleza e a difícil condição de ser artista no país nos tempos atuais. E declara amor a esse ofício de passarinho, que doura noite e dia o seu cantar, e resiste.
Domingo (07) mais dois espetáculos na agenda. Às 17h será exibida a peça infantil Barão nas Árvores, inspirada na obra homônima do escritor Ítalo Calvino. A montagem infanto-juvenil tem direção de Guilherme Hunder e traz referências às tradições e canções da cultura popular nordestina, como o Cavalo Marinho. A peça traz para o palco a história do menino Cosme Chuvasco de Rondó – o filho primogênito do barão de Rondó, que decide subir às árvores e nunca mais descer.
Encerrando a agenda da semana, às 19h a atriz Andréa Elia é o destaque da programação, com o espetáculo A 40tona no Palco da 40tena, uma resposta criativa à crise pandêmica, lançando nas redes sociais uma personagem de si mesma. Atriz e persona se encontram numa aventura mítica inspirada pela deusa japonesa Uzume que, ao realizar uma dança ousada e irreverente, provoca gargalhadas dos deuses, libertando sua irmã que encontrava-se triste e recolhida numa caverna.