Quer dar uma melhorada no rosto, rejuvenescer e ganhar uma feição mais bonita? Vá ao dentista! Mas não é qualquer dentista. É preciso buscar profissionais da odontologia aptos a atuar com harmonização facial. Isso porque, há três anos os procedimentos estéticos foram parar nas cadeiras odontológicas e são reconhecidos como mais uma especialidade desses profissionais.
De acordo com a dentista, especialista em periodontia Margareth Macêdo, que atualmente se dedica a especialização em harmonização orofacial, como também é conhecido o procedimento, trata-se de um conjunto de técnicas usadas a fim de dar equilíbrio estético e funcional à face, trabalhando e equilibrando as medidas faciais e dentais (por isso é importante atuação do profissional dentista, que mais entende da estrutura e peculiaridades da boca e dentição).
São diversos procedimentos, a exemplo da toxina botulínica, preenchimento de sulcos e linhas de expressão com ácido hialurônico, bioestimuladores (aplicação de substâncias que estimulam produção de colágeno), fios de sustentação, bichectomia (feita por dentista – redução das bochechas), entre outros procedimentos que visam, juntos, harmonizar o rosto e dar uma aparência mais jovem e de pele bem tratada.
“É preciso primeiro saber qual a queixa do paciente sobre seu rosto para poder avaliar a face e os dentes. Depois a gente faz um planejamento de acordo com as necessidades e desejos dos clientes”, diz Margareth Macêdo.
Mas a especialista ressalta que a harmonização não é apenas um procedimento estético, ele também é necessário para o restabelecimento de funções orgânicas como a restauração da mastigação, diminuição das dores de cabeça e na articulação da mandíbula, estimula a respiração pelo nariz, melhorar alergias e a apneia do sono, corrige mordida e a posição dos dentes, aumenta o sucesso da colocação de implantes, entre outros.
“Hoje em dia, por exemplo, usamos muito a toxina botulínica como tratamento terapêutico, no controle do bruxismo, das dores de cabeça tensionais, além da sua função estética, é claro”, explica a especialista.
Assim, a harmonização facial, que é objeto de desejo de muitos homens e mulheres, além de conferir uma melhor simetria e beleza facial, também atua na solução das disfunções. É o verdadeiro pacote saúde versus beleza.
A profissional:
Dra. Margareth Macedo é formada pela UFBa (Universidade Federal da Bahia), com especialização em periodontia. Tem também atualizações em prótese, cirurgia, estética, endodontia e em tratamento de disfunção temporomandibular e dor orofacial. Atualmente está em mais uma especialização na área de Harmonização Orofacial. CROBA: 7811.
Instagram: @dra.margareth