No próximo dia 14 de abril, a partir das 16 horas acontece o encerramento do projeto Quilombos Criativos, no Youtube da Fundação Hansen Bahia. Promovido pela AGCOMTUR-BA, a ação aconteceu embasada em uma qualificação voltada para o turismo Étnico-afro de comunidades quilombolas registradas de Cachoeira e São Félix e mapeamento turístico dessas localidades.
Para o evento de encerramento estarão presentes o diretor geral do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), André Reis, e o Samba de Roda Suspiro do Iguape, que convidou os sambas de roda Raiz do Boqueirão e Sensação do Recôncavo.
Durante mais de 80 horas, ocorreu a qualificação de quilombolas com trocas de experiências e vivências cotidianas de cada território. Ao todo foram em três módulos com aulas de História do Brasil – África; Turismo – Patrimônio Cultural; Vivência – Roteirização.
O curso foi voltado à educação patrimonial e a preservação cultural, como conteúdos teóricos e mais os eixos de turismo e roteirização, voltado às aulas práticas. Uma ampla discussão cultural, ligada à história da religião de matriz africana, história da cultura afro-brasileira, monumentos históricos e história do Recôncavo foi apresentada.
O Recôncavo da Bahia conta com 24 quilombos, que só foram reconhecidos em 2004, por isso, para atender as comunidades quilombolas de Cachoeira e São Félix a ação nasceu da necessidade de trabalhar educação, turismo e comunicação.
O projeto é uma realização da Associação de Guias Condutores e Monitores de Turismo do Estado da Bahia (AGCOMTUR-BA) e tem apoio financeiro do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.