Vídeos gravados por moradores de uma comunidade do bairro de Brotas, em Salvador, mostram agentes da Guarda Municipal dando um tapa no rosto e usando uma arma de choque em dois motociclistas.
Os casos aconteceram na tarde de sexta-feira (23). No primeiro vídeo, um grupo discute com agentes do órgão, quando um deles deu um tapa no rosto de um dos motociclistas. A ação provocou revolta nos familiares da vítima.
Na mesma comunidade, em um outro ponto do bairro, um outro agente foi flagrado usando uma arma de choque em um homem.
Em nota, a Guarda Municipal informou que, ao dar apoio a uma operação da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), foi chamada para conter um homem que tentava fugir da blitz. O motociclista estaria sem o documento do veículo e sem a carteira de habilitação. A moto também estariam com as características adulteradas.
De acordo com o órgão municipal, o motociclista transportava sem autorização um botijão de gás, produto considerado perigoso e um outro homem, que seria o dono da moto, tentou impedir a apreensão do veículo, intimidando e desacatando os agentes de trânsito.
A nota da Guarda Municipal afirma que os dois homens foram levados para a Central de Flagrantes e que qualquer situação de excesso, por parte dos agentes da guarda, vai ser devidamente apurado pela corregedoria do órgão.
Por fim, o órgão disse que qualquer situação de excesso, por parte dos agentes, será devidamente apurado pela Corregedoria da Guarda Municipal.
G1