As cervejas premium representam o segmento de mercado cervejeiro que mais cresceu na última década. Em 2009, o nicho somava 5% dos 14 bilhões de litros estimados para o mercado brasileiro, atualmente esse número subiu para 15%. A categoria off trade, que inclui pontos de vendas como supermercados e lojas de varejo, também confirma esse aquecimento. A distribuidora cearense de bebidas D’Origem obteve uma alta de 62% na venda de cervejas premium nos últimos 12 meses.
Para o diretor da distribuidora, Rodrigo Rocha, o paladar dos brasileiros está cada vez mais apurado. “É possível notar uma maior adesão dos brasileiros para experimentar novas marcas e rótulos de cervejas”, relata.
A cervejaria Ekaüt é uma das que têm apostado no mercado nacional e ampliado a produção de rótulos, ocupando o primeiro lugar no ranking de vendas da Distribuidora D’Origem. “As cervejarias internacionais e microcervejarias têm ganhado espaço no mercado nacional. As marcas nacionais, como a Ekaüt e Coruja também têm ganhado destaque”, detalha Rodrigo.