Para auxiliar os consumidores sobre o funcionamento do atendimento ao público no Setor de Apoio Técnico e Jurídico, a Diretoria de Defesa do Consumidor (Codecon) vai realizar a Live do Consumidor, nesta quinta-feira (6), às 19h, na página do órgão no Instagram (@codecon_consumidor). Na ocasião, serão esclarecidas questões como as principais demandas do consumidor e as documentações necessárias para a abertura de uma reclamação.
O encontro virtual será mediado pelo chefe do Setor de Educação e Divulgação da Codecon, Antônio Carlos Lima. O convidado será o advogado integrante do Setor de Apoio Técnico e Jurídico do órgão, Luiz Henrique Reis, que vai orientar os participantes sobre as compras do Dia das Mães, data celebrada no próximo domingo (9).
Na ocasião, serão esclarecidas dúvidas sobre os direitos e condições e sobre as principais demandas dos consumidores: juros abusivos, empréstimos, cartão de crédito e telefonia, entre outras questões. “Por exemplo, em função das dificuldades financeiras, muitas pessoas estão trabalhando na produção de presentes. Estas pessoas, tecnicamente, não são consideradas fornecedores. Com isso, é comum que as pessoas encontrem dificuldade em relação a problemas como o tempo de entrega e qualidade do produto. Então, vamos orientá-los a comprar de forma segura, para diminuir a probabilidade de problemas”, esclarece Reis.
Para Lima, além de aproximar a Codecon do consumidor, o encontro virtual possibilita que mais cidadãos tenham acesso à informação. “As lives têm dado a oportunidade de ajudar os consumidores, principalmente nesse momento pandêmico que estamos vivendo”, avaliou.
Reclamações – Os consumidores que desejem fazer alguma reclamação com relação ao tempo de entrega do produto ou ainda sobre possíveis defeitos na mercadoria devem enviar e-mail no endereço eletrônico codeconchile @ gmail. com. br, descrevendo o problema e disponibilizando todas as informações e imagens com relação à queixa.