Morador de Feira de Santana, Tiago Santa Bárbara, de 34 anos, diz que já nasceu vendedor. A avó vendia Natura, a mãe, Selma Lúcia, tinha um restaurante, e ele brincava de banco imobiliário e se imaginava dono de uma loja. Consultor de Beleza Natura há seis anos, usa todos os dias as redes sociais para vender. “Atualmente, 80% das minhas vendas são fechadas pelo whatsapp”, garante. Tiago lembra que, no início da pandemia, as vendas caíram, mas graças às soluções digitais, tem conseguido retomar seu negócio. “Sempre que o cliente tem dificuldade de comprar online, faço a operação por ele e emito um boleto pelo aplicativo que tenho em meu celular. Assim que o boleto é pago, recebo a comissão em minha conta e em alguns dias, o produto chega na casa do cliente”, explica.
Do outro lado do estado da Bahia, na pequena cidade de Boa Nova, Dora de Souza também era criança quandodescobriu que tinha um dom pelo comércio. O pai era produtor rural e vendia folhas na feira livre. “Desde cedo, aprendi o valor do trabalho e já gostava de interagir com pessoas”, afirma. Ao longo dos anos, o talento de Dora se desenvolveu e hoje atua principalmente como Consultora de Beleza. As divulgações pelas redes sociais são essenciais para se manter crescendo, mesmo durante o isolamento social. “Divulgo muito por instagrame whatsapp, mas também faço divulgação com anúncios em carros de som”. Dora conta que ama perfumaria e, sempre que precisa sair de casa, usa uma fragrância diferente. “Muita gente me pergunta qual perfume estou usando. Além de indicar o produto, entrego uma amostra e passo meus contatos para comprarem comigo”.
Na capital,Salvador, Eliziane Caldas, de 46 anos,resolveu testar seu potencial como empreendedora quando fez um cadastro no siteda Naturaem 2018. Desde então, Lizy, como é conhecida, não parou de vender. “Comecei a divulgar sem esperar um resultado grandioso, mas eu me surpreendi. A venda online me trouxe respostasexcelentes”, argumenta Lizy, vendedora de cosméticos de diversas marcas e que mantém umCanal no Youtube (Lizy Caldas) e um perfil no Instagram (@lizycaldas).
As histórias de Tiago, Dora e Eliziane não sãoúnicas, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), o setor se mostrou um dos mais resistentes à crise da pandemia. De acordo com a associação, internet, whatsapp e outras mídias sociais já somam mais de 53% dos canais com maior atuação da venda direta. Isso possibilitou um aumento de 10% no faturamento do setor de venda direta em 2020, quando comparado ao ano anterior.
A Natura é uma das empresas mais atuantes na digitalização do seu modelo de negócios e já estava inserida em uma verdadeira jornada de digitalização muito antes da pandemia. Com a chegada do vírus e a necessidade de distanciamento social, os projetos digitais avançaram. “Hoje a digitalização da atividade da consultora atende necessidades urgentes como barrar o contágio do vírus, apoiar as pessoas e manter a economia circulando”, explica Cida Franco, diretora de vendas da Natura.
A executiva conta que a marca lançou soluções digitais não apenas para apoiar a atividade comercial, mas também ferramentas de suporte social às Consultoras de Beleza e familiares. Entre os serviços oferecidos estão telemedicina e apoio psicológico. “Com o avanço pandemia, temos ampliado os investimentos na área da saúde. Além de telemedicina e apoio psicológico, lançamos iniciativas como o ‘Saúde em Pauta’, que são conteúdos informativos sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida, disponíveis em nossas redes sociais”.A Natura também mantém um programa que oferece serviços de saúde a custos subsidiados para as consultoras do Brasil e que é extensivo a um membro de sua família. A iniciativa inclui descontos de até 60% em consultas médicas, exames e medicamentos.
A empresa aumentou seus investimentos no enfrentamento de questões como violência doméstica, realizando treinamentos presenciais para as líderes de todo o Brasil e um treinamento virtual sobre direitos da mulher. Já no primeiro mês em que o treinamento foi disponibilizado, foram registradas mais de 25 mil capacitações concluídas. A Natura também possui um canal on-line, chamado Tina para vítimas de violência doméstica e voltado para o atendimento a líderes de negócios e as consultoras de beleza. A iniciativa oferece acolhimento, suporte e orientação 24 horas, realizado por uma assistente social e uma advogada, a líderes que estejam enfrentando uma situação de violência doméstica ou que tenham uma consultora em seu grupo passando pela situação.
Consultoras de Beleza também recebem conteúdo por meio de vídeos para auxiliar seu orçamento doméstico, especialmente no cenário de pandemia. O conteúdo foi desenvolvido em 5 temas: Dicas gerais para a hora do supermercado; Como otimizar o orçamento doméstico; Como reorganizar o orçamento em períodos de crise; Como aproveitar melhor os alimentos que se tem em casa; Como fazer compras de forma cidadã e consciente. A iniciativa foi feita em parceria com o Instituto Natura, que desenvolveu um curso de educação financeira com conteúdos para enfrentar a crise. Os conteúdos de educação foram financiados pela venda de produtos de Crer Para Ver, cujos lucros são convertidos para apoiar projetos de educação.