Já pensou estar sozinho no meio do mar, a bordo de um kaiak surfski, os 32 anos e sofrer um AVC Isquêmico? Isso aconteceu com o atleta amador Cleber Ribeiro.
Após o trauma, e o processo de recuperação compartilhado na rede social, Cleber está pronto para superar o trauma. Ele voltará a remar nessa quinta-feira, dia 27 de maio, às 16h, no mesmo percusso onde sofreu o acidente, saindo do Porto da Barra e remando até a Bahia Marina. Ele será acompanhado por amigos remadores e o evento será transmitido ao vivo através do Instagram da Galeria Vivá (@galeria_viva).
Há 6 meses, Cleber estava em mais um treino de surfski quando sentiu
um desequilíbrio e o seu kaiak virou. “Não entendia o que estava acontecendo. Percebi uma dificuldade de levar meu braço até o remo que estava ao lado do barco e, ainda assim, consegui reembarcar. Quando elevei o braço para voltar a remar, não consegui sustentar o braço estendido caindo na água novamente.
Me sustentei no barco de forma que eu ficasse o mais confortável possível e com as últimas forças que me restavam, consegui subir de novo e remei descoordenadamente em direção ao Yacht Clube da Bahia”, relembra Cleber que remou 2km até conseguir chegar próximo ao clube onde desmaiou.
Outros remadores que estavam passando viram de longe Cleber desacordado, caído no barco e correram para socorrer. Ele foi levado ao hospital e foi diagnosticado com AVC causado por uma dissecção espontânea da artéria vertebral direita ficando internado durante 15 dias entre UTI e enfermaria. Ele ficou com os movimentos do lado direito comprometidos com perda de força, da coordenação motora fina e problemas na fala e no andar.
No primeiro registro após três meses do acontecido, Cleber desabafou em uma postagem: “O avc hoje é uma parte de mim, há uma relação de coexistência entre nós, não preciso me esconder dele e da realidade que hoje ele me impõe.O maluco é forte só não foi forte o suficiente pra me derrubar. Seguimos firmes, dormindo e acordando juntos, daqui a alguns dias te levo pra remar”. E finalmente, Cleber recuperado, vai voltar ao mesmo local onde tudo aconteceu, se superando e cumprindo sua promessa.