Dos olhos para os dentes, as lentes de contato são as opções mais desejadas quando se trata de estética. Para a boca, elas ganharam força no mercado por alinhar os dentes e deixar o sorriso mais harmônico e branco. Seu maior impacto é na autoestima, satisfação pessoal que quem as coloca. “Os procedimentos estéticos dão mais segurança para todo mundo, especialmente no ambiente de trabalho. A estética bucal cresceu muito nos últimos anos e ganhou espaço nas clínicas odontológicas, principalmente por serem seguros e apresentarem excelentes resultados”, observa a dentista Margareth Macêdo, especialista em Periodontia e especializando em Harmonização Facial.
De início faz-se o planejamento por meio da avaliação geral da saúde, anamnese, exame clínico e radiográfico minucioso, análise da oclusão dentária (mordida e engrenamento dos dentes), fotos, planejamento clínico e digital do sorriso. “É necessária também a análise do periodonto (gengiva e osso subjacente ao dente), que deve ser saudável”, completa a especialista.
Ainda de acordo com a dentista, a escolha do profissional faz muita diferença. “Já vimos relatos de sérios problemas causados pela imperícia de determinados profissionais. Um caso famoso foi o da cantora Simaria, que perdeu alguns dentes após a colocação das lentes. O procedimento, em geral, é simples e indicado para a maioria das pessoas que queiram colocar, mas precisa ser feito por profissional capacitado”, disse.
Entre os riscos de se colocar as lentes de contato de porcelana estão a adaptação inadequada ou em excesso, que podem causar inflamações ou até abcessos no tecido gengival e futuras infiltrações cariosas na interface dente, caso o profissional não tenha aptidão necessária para a realização do procedimento.
Especialista no assunto, o dentista Daniel Magalhães, especialista em implantodontia e endodontia, pós-graduado em lentes de contato dental diz que, para quem não tem qualquer impedimento, é muito indicado e seguro colocar as lentes com um profissional que tenha expertise no tratamento. “Quando bem feito, mal dá para perceber a porcelana, o sorriso fica ainda mais bonito e harmônico e a pessoa não precisa se privar de consumir o que gosta, como um bom vinho, café e alimentos cromogênicos. Isso ocorre porque as porcelanas para lentes de contatos são quimicamente inertes, ou seja, elas não irão sofrer qualquer alteração na sua cor após a ingestão de alimentos que contenham pigmentação”, explica o especialista.
Os profissionais:
Dra. Margareth Macedo é formada pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, com especialização em periodontia e atualizações em prótese, cirurgia, estética, endodontia e em tratamento de disfunção temporomandibular e dor orofacial. Atualmente está se especializando, também, em técnicas de Harmonização Facial. CROBA: 7811.
Instagram: @dra.margareth
Dr. Daniel Magalhães é formado em odontologia, inscrito no CROBA sob o nº 15989, é especialista em implantodontia e endodontia, assim como pós-graduado em lentes de contato dental.
G1