O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou nesta sexta-feira (4) que todas as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus foram prorrogadas até 15 de junho. O anúncio foi feito durante uma coletiva virtual.
Ainda de acordo com o gestor municipal, se os números da pandemia se agravarem, novas medidas poderão ser adotadas.
“Se tiver que tomar medida de urgência, nós iremos tomar”, destacou.
Durante a coletiva de imprensa, Bruno Reis também falou sobre o avanço da vacinação na capital baiana.
O atual percentual do público-alvo vacinado (pessoas com 18 anos ou mais) é de 39,4%. Até esta sexta-feira, 780 mil pessoas já tinham sido vacinadas com a primeira dose.
“Chegar na marca de 800 mil pessoas vacinadas é a expectativa para hoje. Nosso objetivo é de vacinar cerca de 20 mil pessoas por dia”, disse o prefeito.
Para cumprir a meta de vacinar cerca de 20 mil pessoas por dia e avançar na imunização por faixa etária, Bruno Reis informou que haverá um mutirão de vacinação contra a Covid-19, no sábado (5), voltado para todas as pessoas com 55 anos ou mais. O prefeito, no entanto, não detalhou os locais de imunização.
Segundo o gestor municipal, das 8h às 12h, serão imunizados os nascidos até 4 de janeiro de 1966. Pela tarde, das 13h às 16h, é a vez dos que nasceram até 5 de junho de 1966.
Questionado sobre a estimativa de quando toda a população adulta será vacinada em Salvador, Bruno Reis disse que não tem como ter uma previsão exata, já que a capital baiana depende do envio de doses do Governo Federal.
“Apostaria em até 31 de outubro que estaria todo mundo vacinado com a primeira dose”, comentou.
Taxas e índices de Salvador
O prefeito comentou também que os hospitais particulares da capital baiana estão com taxas entre 78% e 81% dos leitos ocupados.
Nesta sexta-feira, conforme o prefeito, a capital baiana amanheceu com 78% dos leitos clínicos ocupados e 82% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Já a taxa de leitos de UTI pediátricos teve uma leve queda em relação a semana passada e passou de 74% para 67%. Os leitos clínicos pediátricos também registram uma pequena redução de 76% para 73%.
Bruno Reis também comentou sobre a atual ocupação dos leitos nos hospitais particulares. Confira as taxas de ocupação das unidades da capital baiana:
- Hospital Jorge Valente: 81%
- Hospital Santa Isabel: 81%
- Cardio Pulmonar: 80%
- Hospital Português: 79%
- Hospital São Rafael: 78%
- Hospital Aliança: 78%
G1