Chega mais um mês de junho e os apaixonados já ficam pensando em como homenagear seu par no Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho. E seguindo as comemorações em mais um ano marcado pela pandemia, muitos optam por passar a data em casa, mas isso não quer dizer que não possa ser especial.
As opções são diversas, entre elas, a do jantar em casa, que pode ser feito como surpresa ou em um combinado juntos, confira as receitas elencadas por Ely Fujyama e Ad
Entrada:
Borscht (sopa russa de beterraba)
Ingredientes:
4 beterrabas
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola médias
1 cenoura
1 colher (chá) de açúcar
500ml de caldo de legumes*
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres de sopa de creme de leite fresco
sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
*Caldo de legumes
Usar sobras e cascas de cebola, alho, cenoura, um pouco de alho poró, salsão, folha de louro, semente de pimenta do reino, salsinha. Colocar em uma panela, cobrir com água e levar ao fogo baixo, deixando por 20 minutos após a fervura (em fogo baixo o tempo todo). Coar e usar o caldo.
Aquecer o forno a 180°C (temperatura média). Embrulhar as beterrabas em papel-alumínio, colocar em uma assadeira e levar ao forno para assar por 1 hora ou até que elas fiquem bem cozidas e amolecidas (o tempo vai depender do tamanho da beterraba). Verificar espetando-as. Quando estiverem macias, retirar do forno e esperar esfriar. Ralar a cenoura, a cebola e as beterrabas separadamente. Reservar. Em uma panela média, derreter a manteiga e começar a refogar a cebola, depois a cenoura em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos, até murchar bem e cozinhar a cenoura ralada. Acrescentar a beterraba, o açúcar, o caldo de legumes e deixar ferver. Reduzir o fogo e cozinhar por 20 minutos ou até que todos os vegetais estejam bem amolecidos. Desligar o fogo e esperar esfriar. Transferir para o liquidificador e bater com o suco de limão. Temperar a gosto com sal e pimenta-do-reino. Pode ser servida fria ou quente.
Para servir fria, deixar na geladeira por no mínimo 1 hora. Para servir quente, é só esquentar. Colocar uma colher de sopa de creme de leite no meio da sopa na hora de servir.
Prato principal
Conchiglione recheado de camarão, espinafre e cream cheese gratinado com molho béchamel e queijo parmesão
Ingredientes:
300g de conchiglione (massa em formato de concha)
100g de espinafre congelado ou um maço de espinafre in natura
2 dentes de alho
100g de cream cheese
300g de filé camarão pequeno/médio (sem casca)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão a gosto
- Para o molho
500ml de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Sal e noz moscada a gosto
– Preparo:
Cozinhar a massa conforme instruções da embalagem e reservar. Se usar o espinafre in natura, lavar bem e ferver as folhas rapidamente. Espremer bem para tirar o excesso de água e picar. Levar para refogar aquecendo o azeite, fritando rapidamente o alho picado, somar o espinafre (se for o congelado, pode colocar na panela congelado mesmo). Temperar com um pouco de sal e pimenta do reino. Adicionar os camarões limpos e refogar rapidamente. No final, acrescentar o cream cheese envolvendo todos os ingredientes, verificar o sal e a pimenta do reino. Reservar.
- Molho béchamel
Aquecer uma panela média a manteiga deixando derreter. Adicionar a farinha de trigo e incorporar na manteiga derretida. Somar, aos poucos, o leite frio, envolvendo na mistura de farinha de manteiga (chamada de roux), sem parar de misturar. Fazer isso até acabar com todo o leite. Deixar engrossar, colocar sal e noz moscada a gosto (lembrando que vai ser adicionado o queio parmesão na hora de gratinar).
- Montagem
Montar os conchiglione recheando cada um com a mistura de camarão e espinafre. Usar uma forma refratária ou outra, colocando uma fina camada de molho ao fundo. Arrumar as massas uma ao lado da outra, encaixando bem. Cobrir com o bechamel e uma generosa camada de queijo parmesão. Levar ao forno pré-aquecido até gratinar e ficar bem dourado. Servir quente.
Sobremesa
Maçã do amor
- Sorvete de canela
Ingredientes:
1 fava de baunilha
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
1 xícara de creme de leite
2 ovos
2 colheres de sopa de canela em pó
Modo de preparo
Para começar a fazer esta receita de sorvete de canela, em primeiro lugar com a ajuda de uma faca, corte e abra ao meio uma fava de baunilha, longitudinalmente. Raspe as sementes que encontrar em seu interior e coloque em uma frigideira. Esquente-a em fogo médio/baixo e misture 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de leite e 1 xícara de creme de leite, até começar a ferver. Quando a mistura borbulhar e tiver atingindo o ponto de ebulição retire do fogo com muito cuidado. Quebre 2 ovos em uma xícara pequena e bata até que estejam bem misturados. Depois, verta os ovos batidos na frigideira. Coloque a frigideira no fogo e mexa até que a mistura engrosse, o que vai demorar por volta de 4 minutos. Após este tempo, retire a mistura do fogo. Adicione 2 colheres de sopa de canela em pó na mistura e deixe na geladeira para que esfrie o tempo necessário. Quando a mistura tiver arrefecido por completo, passe-a para uma forma e congele. Periodicamente, a cada 20 ou 30 minutos, retire do congelador e mexa a mistura com a ajuda de um batedor.