Um grupo de motoristas por aplicativo fez uma carreata na manhã desta terça-feira (15), em Salvador. Eles reivindicam que a categoria seja incluída nos grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19 e a redução de impostos para os profissionais.
De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), os motoristas saíram do Centro Administrativo da Bahia em direção à Avenida Tancredo Neves, para a sede do escritório de uma das empresas. O protesto deixou o trânsito engarrafado em vários pontos da capital baiana.
Os manifestantes disseram que se mantiveram na ativa durante toda a pandemia, inclusive transportando profissionais da saúde, e por isso devem ser incluídos no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19. Segundo a categoria, cerca de 50 trabalhadores morreram por causa da doença, na capital baiana.
O grupo pede também que os profissionais tenham isenção de até 50% na taxa do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), nos exercícios de 2021 e 2022 para a categoria em todo o estado.
Uma equipe da Polícia Militar acompanhou a manifestação, que ocorreu de maneira pacífica, embora tenha gerado congestionamento.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que não tem autonomia para inclusão de categorias como públicos prioritários da estratégia que não estejam contemplados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
A Secretaria da Fazenda da Bahia disse, em nota, que já existe um conjunto de isenções previstas na legislação estadual, no entanto, não contempla os motoristas por aplicativo.
G1