Sabemos que não está fácil o período de isolamento, não é mesmo? Imagine para os pequenos que amam brincadeiras e novidades. Então, que tal colocar a criançada para assistir um espetáculo infantil sem sair de casa. É isso mesmo que você leu.
Nos próximos dias 19, 20 e 21 de junho, a partir das 16h, quaisquer pessoas de qualquer lugar do Brasil poderão conferir a apresentação do espetáculo Memória de Brinquedo. O evento é voltado para público infantil e estará disponível no canal do Youtube: memória de brinquedo.
O processo criativo do espetáculo foi todo online, inclusive os ensaios. No total, quatro crianças vão mostrar o que aprenderam durante o projeto, são elas: Sarah Estrela, 9 anos; Dandara Estrela, 3 anos; Safira Estrela, 3 anos e Dandara Ribeiro, 9 anos.
A pequena Sarah conta que se desenvolveu bastante durante as aulas de dança. “Aprendi bastante com o projeto e gostei muito. Antes eu nem sabia dançar e agora já me requebro mais. Eu achei que não aprenderia com as aulas online, mas fiquei surpresa comigo mesma. Quero que tenha mais espetáculo de dança, porque gostei bastante”, afirmou a dançarina mirim Sarah Estrela, 9 anos de idade.
Mas não foi apenas a garotinha que ficou entusiasmada com o Memória de Brinquedo, a sua mãe Simone Conceição Estrela também aprovou a iniciativa. “Fiquei muito feliz com as aulas de dança, porque as meninas estavam murchinhas e não sabiam dançar direito. Em pouco tempo percebi uma evolução significativa. Estou louca para ver o resultado e espero que tenha mais aulas como essas”, contou.
Além das pequenas que estão ansiosas para mostrar o que aprenderam, o espetáculo vai contar com a participação de bailarinas profissionais: Joana Astro, Wânia Souza, Amanda Moreira e da assistente de coreografia, Heloisa Maria.
Toda montagem do espetáculo de dança é inspirada na obra Nana e Nilo, que trata de duas crianças negras brasileiras que viajam para vários países africanos no presente e no passado. Durante a viagem, os dois participam de muitas aventuras e descobrem a origem das coisas, conhecem personagens africanos e afro-brasileiros históricos.
A idealizadora do Memória de Brinquedo, coreógrafa e bailarina, Raina Santos, comemora o interesse e os esforços das quatro participantes. Esse projeto propõe brincadeiras que são disparadores da memória. Brincar é um verbo, uma ação, é retomar possibilidades de construções que na fase da infância nos permite descobertas. Assim foi esse encontro com as crianças que dançam, que criam e atuam. As mães que remontaram suas infâncias. As Bailarinas que interagiram. Todo o processo desde a pré-produção tornou-se um jogo, que nos permitiu uma coletividade que só o estado da infância nos levou a saborear no ssa memória.” Raina Santos.
Live
No dia 19 após a apresentação do espetáculo Memória de Brinquedo terá um bate papo com as bailarinas. No dia 20 a conversa será com equipe técnica de áudio e vídeo do projeto.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Serviço:
O que: Espetáculo Memória de Brinquedo
Local: Canal do Youtube (https://midi.as/Yvg3)
Dia: 19, 20 e 21 de junho
Horário: 16h
Obs.: Nos dias 19 e 20, após o espetáculo terá live sobre o projeto