Uma nova forma de atuação está gerando lucros extras para as Consultoras de Beleza Natura. A partir de agora, elas também podem se tornar treinadoras do modelo de negócios. Em fevereiro de 2020, um projeto piloto testou remunerar Consultoras que treinam seus pares. A iniciativa deu tão certo que, já no primeiro ano de operação, a nova modalidade de capacitação representou quase 1/3 de todas as pessoas treinadas pela Natura no Brasil, o que representa pouco mais de 10% de toda a base de consultoras no país.
Consultoras de diferentes partes do Brasil foram selecionadas para atuar também como treinadoras em aulas ao vivo. Os conteúdos são veiculados em uma plataforma digital exclusiva da marca e dedicada para a finalidade. A expectativa é que o número de Consultoras Treinadoras triplique em 2021.
A maranhense Patrícia Paiva é uma das Consultoras de Beleza Natura que foi selecionada para atuar como treinadora. O novo papel foi assumido em março de 2021. Formada em administração de empresas, ela conta que seus conhecimentos sobre técnicas de vendas contribuem para passar mais conhecimento para a audiência. “Entre outras coisas, explico que o atendimento é um grande diferencial da venda direta, porque o cliente busca comprar com alguém solícito e simpático. Sorrir não custa nada e, sem dúvidas, ajuda a conquistar pessoas”, explica. Patrícia também dá dicas de como ampliar a lista de clientes e aumentar as vendas imediatamente. “Sugiro que enumerem pessoas de círculos familiares, colegas da igreja ou da faculdade, amigos queridos. A partir daí, recomendo ligar para todos e se apresentar como Consultora de Beleza Natura, mostrando-se disponível para pedidos. Muitos vão achar o gesto atencioso e passarão a comprar de você. Mas reforço que o fundamental é ligar, não mandar mensagem”, indica.
A cearense Lupércia Silva é professora do ensino médio e também faz parte das selecionadas para oferecer treinamentos à rede. Ela ensina desde técnicas de inteligência emocional, planejamento financeiro e até formas de utilizar as redes sociais. “Eu busco fazer conexões com os desafios que o público possa ter com as vivências que eu já consegui superar. Já tive problemas de gestão financeira, por exemplo. Sei que é possível superar esses obstáculos e tento contribuir para que mais pessoas se sintam felizes e prósperas”, afirma.
Penélope Uiehara, diretora de marketing de relacionamento da Natura, explica que engajar pessoas que já fazem parte da rede para treinar seus pares gera inspiração, empoderamento e identificação, facilitando a aprendizagem e fortalecendo os elos dentro do modelo comercial. O potencial de ganho médio com a atividade de Consultora Treinadora representa aproximadamente 50% adicional em relação à atividade de Consultoria de Beleza. “As Consultoras Treinadoras se sentem reconhecidas, gerando um comprometimento ímpar. Desenvolvimento da rede é um tema central do nosso modelo, por isso, apostamos na horizontalização da educação e do conhecimento”, afirma a executiva.
Além da venda de cosméticos, a Natura tem buscado oferecer oportunidades diferenciadas de negócio para as Consultoras. Além de se tornar Consultora Treinadora, a Natura já oferece outras oportunidades profissionais para sua rede de Consultoras, como a se tornar Empresária de Beleza, que são as donas das lojas franqueadas “Aqui Tem Natura”, e Líder de Negócios, cuja função é orientar um grupo de consultoras, apoiando-as nas atividades do dia a dia para desenvolverem os seus negócios. “Esses novos papéis contribuem para aumentar os caminhos de desenvolvimento do negócio e profissionalização de toda a rede”, argumenta Penélope.
Na Natura, as Consultoras têm sido cada vez mais estimuladas a desenvolverem suas habilidades no uso de ferramentas digitais e os treinamentos têm contribuído para essa finalidade. A estratégia de capacitação no modelo “Rede treina Rede” foi fundamental para atingir elevados índices de digitalização do negócio e de performance em vendas.
“Quando uma Consultora ensina a outra, a conversa é baseada em experiências vividas, e essa interação aumenta a autoconfiança – uma barreira considerável para acessar as possibilidades do mundo digital. De um lado, a consultora treinadora tem uma nova possibilidade de renda. De outro, a consultora treinada passa a lucrar mais, passando a entregar conteúdos e ofertas cada vez mais personalizadas para a base de clientes. É um modelo sustentável que prioriza as relações humanas”, reforça Karen Midorii Guskuma, Gerente de Treinamento para os Canais Comerciais.
Em 2020, no Brasil, a marca chegou a uma adoção de quase 50% da base de consultoras ativas no modelo digital. Atualmente a marca conta com mais de 1.2 milhão de consultoras atuando em território nacional.
A venda direta tem se mostrado um dos modelos comerciais mais resilientes durante a crise gerada pela pandemia. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD) mostram que o setor cresceu 10,5% em 2020 em relação a 2019. Neste cenário, as ferramentas digitais foram fundamentais para gerar fluxo para o negócio de milhares de empreendedores, incluindo Consultoras de Beleza.