As frutas e frutos estão nas memórias de infância, nos pés de umbu na casa dos avós e também no dia a dia deixando a rotina mais colorida. A pluralidade e diversidade que esses elementos trazem para a mesa dos nordestinos é tema do XV Seminário da Gastronomia Baiana que vai falar sobre “Frutas e frutos da terra e de além-mar nas bebidas e comidas da Bahia”. O evento é gratuito, garante certificado e acontece de 17 a 20 agosto no YouTube do Senac. Inscrições através da página www.ba.senac.br/seminariodegastronomia.
O Seminário é multidisciplinar e conta com convidados de segmentos como gastronomia, nutrição, história, botânica e cultura. A programação é dividida em quatro dias e vai contemplar palestras, painéis, circuito gastronômico, apresentação do Bahia Bar – localizado no restaurante Senac Pelourinho –, além de uma preparação culinária com pratos do estado, à exemplo de carne de fumeiro, fruta pão, moqueca de arraia, feijão de leite e compota de goiaba.
O Museu – O Museu da Gastronomia Baiana tem o status de primeiro museu dedicado exclusivamente à gastronomia na América Latina. O antropólogo Raul Lody, curador do Museu, assina a programação. Em 2021, o MGBA foi citado pela Revista Forbes como um dos melhores destinos na capital, que une história, economia e culinária em um só lugar.
Serviço
XV Seminário de Gastronomia
“Frutas e frutos da terra e de além-mar nas bebidas e comidas da Bahia”.
Principais atividades
17/08 – [Palestra] Frutas ou Frutos: Verduras ou Legumes? Uma visão bio-botânica
18/08 – [Palestra] Frutos e frutas para a nutrição: o cajá e o caju em questão!
19/08 – [Palestra] Slow Food e a biodiversidade dos frutos e frutas na Bahia: foco no Umbu e no Licuri
20/08 – [Aula show] Harmonização de preparações e bebidas à base de frutos e frutas da Bahia
A programação completa do seminário pode ser vista no site do evento.