De abril a julho deste ano, cerca de 350 mil pessoas doaram mais de R$ 60 mil para as instituições Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Amigos do Bem e Instituto GBarbosa (IGB) por meio do projeto Troco Solidário, do GBarbosa. Ao efetuarem o pagamento das compras em dinheiro nos super/hipermercados e Eletroshows da rede nos estados da Bahia, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Alagoas, os clientes podem optar pela doação do troco a uma das três instituições contempladas.
“Por meio desta simples iniciativa conseguimos agilizar o atendimento no caixa e tornar a visita do cliente uma oportunidade para ele contribuir com ações sociais desenvolvidas aqui no Nordeste. A doação, por menor que seja, faz a diferença na vida de milhares de pessoas, especialmente em tempos de pandemia”, afirma Andrés Mondati, gerente de Marketing da rede.
Instituições beneficiadas
Obras Sociais Irmã Dulce: Fundada em 1959 pela freira baiana Santa Dulce dos Pobres, atua nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Ensino Fundamental e na preservação e difusão da memória de sua fundadora. Com 954 leitos hospitalares, realiza anualmente cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais na Bahia. Somente em sua sede em Salvador, são realizadas por ano 12 mil cirurgias e 18 mil internamentos.
Amigos do Bem: Ao longo dos mais de 27 anos de trajetória, transforma milhares de vidas no sertão por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia. Hoje, 75 mil pessoas são atendidas todos os meses, em 140 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.
Instituto GBarbosa: Braço de responsabilidade social da rede, o IGB atua com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas na terceira idade. Com uma sede em Aracaju, em virtude da pandemia, o instituto lançou o canal Projeto de Vida no YouTube, onde compartilha diversos conteúdo com foco em saúde, bem-estar, empreendedorismo, entre outros.