Após acordo entre prefeitura e sindicato, os professores da rede pública municipal de Salvador voltaram às salas e as aulas semipresenciais foram retomadas na cidade, na manhã desta segunda-feira (23).
Ao todo, 140 mil alunos voltaram para as escolas, em sistema hibrido – parte na escola e parte de forma online, em casa. Cerca de 6 mil professores retornaram às salas.
Oficialmente, a retomada das aulas semipresenciais em Salvador ocorreu em 3 de maio, mas a maioria dos professores decidiu não voltar às salas, até que toda a categoria estivesse completamente imunizada vacinação completa da categoria.
Em 13 de maio, após reunião do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), os profissionais decidiram entrar em estado de greve e continuar as aulas de forma remota.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Um mês após o início oficial das aulas presenciais, o índice de comparecimento de alunos e professores nas escolas públicas e particulares foi considerado baixo. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), apenas 2,3% dos estudantes tinham ido às aulas presenciais. Entre os professores, dos 8 mil, 30% tinham voltado às salas.
Em 2 de agosto, a prefeitura de Salvador e a APLB-BA entraram em acordo e definiram o retorno total dos professores às salas de aula para esta segunda-feira, com atividades na modalidade semipresencial.
G1