vacinação de Salvador estará suspensa no domingo (19), informou neste sábado a prefeitura de Salvador. A estratégia de imunização vai ser retomada na segunda (20), com públicos atendidos e locais a serem divulgados amanhã.
Hoje, a capital baiana retomou a vacinação de adolescentes após a decisão da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), que resolveu não seguir recomendação do Ministério da Saúde para suspender a imunização desse público. A orientação é que as cidades baianas continuem a vacinar adolescentes a partir de 12 anos, mesmo sem comorbidades.
Em Salvador, neste sábado, foram imunizados adolescentes a partir de 13 anos sem comorbidades. A aplicação foi feita de forma escalonada: de 8h às 12h, foram atendidos os nascidos de 18 de setembro de 2007 a 18 de março de 2008; das 13h às 16h, foi a vez dos nascidos de 19 de março de 2008 a 18 de setembro de 2008.
Além disso, houve repescagem dos jovens de 14 a 17 anos sem comorbidades que ainda não iniciaram o esquema vacinal na cidade. As pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que residem em Salvador, também tiveram vacinação funcionando hoje.
Outro público atendido neste sábado foi de grávidas e puérperas, além de jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas. Também houve aplicação de segunda dose para Pfizer, Coronavac e Astrazeneca/Oxford.
Outro município
Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.
Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na Ouvidoria devem fazê-lo através do site www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato.
Após esta etapa, aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.