Companhia possui cerca de 20 pessoas com deficiência atuando nos restaurantes McDonald’s na Bahia
Reconhecida como uma das maiores geradoras de primeiro emprego no Brasil, a Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, traz entre seus pilares de atuação ESG, a inclusão social e empregabilidade e reforça a importância da conscientização sobre a igualdade de direitos e oportunidades para as pessoas com deficiência. Por isso, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a companhia destaca seu compromisso com a diversidade e com um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para que todas as pessoas possam alcançar seu máximo potencial.
Dentre as suas principais políticas de inclusão está a contratação de pessoas com deficiência. A empresa não exige experiência anterior e investe, anualmente, R$ 40 milhões em treinamento e capacitação dos seus profissionais, sejam eles pessoas com deficiência ou não. Atualmente, a rede emprega cerca de 1.500 funcionários com diversos tipos de deficiências em seus restaurantes por todo o Brasil. Na Bahia, as unidades do McDonald’s contam com cerca de 20 de profissionais com deficiência, em cargos de Atendente de Restaurante e Técnico de Qualidade e Serviço.
Educação inclusiva
Felipe Lobo Pereira, 33 anos, trabalha em uma unidade do Méqui em Salvador há 16 anos e é Técnico de Qualidade e Serviço. Pontual e atento a todos os detalhes, não perde a chance de compartilhar seu conhecimento com os colegas. Quem o vê hoje, comunicativo e orientando o time, nem imagina o quanto ele se desenvolveu e as dificuldades que passou na juventude para encontrar uma escola que o recebesse adequadamente, devido à deficiência intelectual.
Após uma longa procura, Felipe encontrou uma escola, parceira do projeto Incluir, apoiado pela rede. E foi por meio dessa entidade que ele passou por um processo seletivo e começou sua trajetória no Méqui. Ao longo dos anos, seu crescimento na empresa resultou em conquistas profissionais, sendo duas vezes o campeão Brasil do programa “All Star”, uma competição interna feita todos os anos para premiar os melhores profissionais em cada uma das 33 funções exercidas dentro dos restaurantes da rede. “O Méqui é meu primeiro emprego e é aqui onde pretendo me aposentar”, declara Felipe.
Segunda família
Esse sentimento é compartilhado por Luiz Mendes, 33, funcionário do Méqui em Itabuna. Ele iniciou sua trajetória em 2013. Alegre e prestativo, foi no trabalho que encontrou forças para passar por dois momentos difíceis da sua vida: o falecimento do pai Nelson Morita, em 2017, e mais recentemente da mãe Luizete Morita, em 2020.
Foi no Méqui que ele encontrou uma segunda família, sendo tratado como filho por todos e sempre se mostrando muito feliz em fazer parte da equipe. Nesses oito anos, Luiz conquistou muitos clientes, que fazem questão de passar no restaurante para falar com ele. “Gosto muito de trabalhar aqui, de fazer sobremesas, gosto dos colegas, da Gerência e de Big Mac”, afirma ele.
Rede está com vagas abertas
Atualmente, os restaurantes do McDonald’s estão com vagas abertas em todo o Brasil. A Arcos Dorados, que tem como um de seus pilares de atuação a inclusão, é pioneira na empregabilidade de pessoas com deficiência, com um programa de contratação que foi criado mesmo antes da Lei de Inclusão Social ser aprovada em 2004. Ao ingressar na companhia, as pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado e possuem treinamentos adaptados pensados para a sua segurança. Não existe tempo limite para a aprendizagem ou cobrança para que aprendam a atuar em todas as estações de trabalho. Durante a execução do programa de treinamento, são observadas em quais funções a pessoa tem mais habilidade e, portanto, em quais poderá melhor se desenvolver. Os interessados podem se inscrever através do link: https://jobs.kenoby.com/mcdonalds
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes da marca nessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2021). No Brasil, são mais de 1.040 unidades, empregando mais de 50.000 pessoas. A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com