O Instituto Avon, organização não-governamental que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher, por meio de ações e iniciativas na resposta ao câncer de mama e no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, acaba de lançar a campanha de Outubro Rosa de 2021, com o título “Todo Mundo Tem Peito. Cuide do Seu”. Idealizada pela Wunderman Thompson, a ação contará com ativações digitais durante o mês, que incluem a realização da 9ª edição do evento Giro Pela Vida. O objetivo é incentivar a conscientização sobre a doença, o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, principalmente durante a pandemia de Covid-19 e isolamento social, período em que muitas mulheres não puderam fazer os seus exames – o que certamente vai impactar os índices de câncer de mama no Brasil e a descoberta da doença em estágios avançados
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se 66.280 novos casos de câncer de mama anualmente, entre os anos de 2020, 2021 e 2022. Por meio de histórias reais e de um vídeo manifesto, a campanha “Todo Mundo Tem Peito. Cuide do Seu.” deve fomentar na sociedade o conhecimento sobre os direitos de acesso estabelecidos pela Lei dos 30 Dias (nº 13.896/2019), que determina que em caso de suspeita de câncer, os pacientes realizem seus exames de diagnostico em até 30 dias, e a Lei dos 60 Dias (nº 12.732/12), que garante que pacientes com câncer iniciem seu tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após a confirmação da doença.
“Este é um ano ainda mais crítico para falarmos de câncer de mama. Sabemos de todos os impactos da pandemia nas vidas das mulheres, que tiveram suas rotinas pessoais e profissionais alteradas pelo isolamento social, tão necessário para conter a disseminação do vírus. Com isso, outros cuidados com a saúde foram deixados para depois. Agora, queremos chamar as brasileiras a tirarem um tempo para si, conhecerem seus direitos e buscarem o atendimento médico específico para o cuidado das mamas. Afinal de contas, a saúde das mamas não pode esperar”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
“Fizemos uma campanha homenageando a trajetória de pacientes que viveram e vivem o câncer de mama. Nossa criação veio a partir de uma série de entrevistas com pacientes que trouxeram inspiração para o tom leve e emocional que colocamos na campanha, já que afirmavam em todas as conversas que existe vida além da doença, reforçando também a importância de buscar atendimento médico e que o diagnóstico e o tratamento para o câncer de mama é um direito das pacientes. Resultado disso, “Todo mundo tem peito. Cuide do seu.” é uma campanha pra todo mundo que tem peito pra falar, sem tabu, sobre o assunto e enfrentar a doença de frente, entre as mulheres e com apoio do Instituto Avon”, afirma Roberta Harada, Diretora de Criação da Avon na WT.
De acordo com um levantamento da Revista de Saúde Pública, de abril de 2021, entre 2019 e 2020, o número de mamografias realizadas entre mulheres de 50 e 69 anos no Sistema Único de Saúde (SUS) reduziu cerca de 42%. Ainda de acordo com a publicação, cerca de 4 mil casos deixaram de ser detectados desde o começo da pandemia, considerando que cinco casos são confirmados a cada mil exames de diagnóstico.
“Neste ano em que o câncer de mama tornou-se o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, precisamos urgentemente voltar a nossa atenção para os exames de controle buscando reduzir a detecção de casos em estágios avançados da doença. Com este objetivo em mente, vamos reforçar a importância de ter peito para conhecer os sinais da doença, buscar atendimento médico e assegurar o acesso à saúde para todas as mulheres”, conclui Daniela Grelin.
O diagnóstico e tratamento para o câncer de mama é um direito das pacientes, para mais informações acesse https://www.todomundotempeito.com.br/ ou entre em contato pelo 0800 773 1666 – canal do Instituto Oncoguia para apoio a pacientes, financiado pelo Instituto Avon.
Sobre o Instituto Avon
O Instituto Avon é uma organização não-governamental que se dedica a salvar vidas por meio de ações e iniciativas em prol da detecção precoce do câncer de mama e do enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas no Brasil. Desde 2003, tem como missão fortalecer a saúde, a proteção e o empoderamento da mulher. Para isso, conta com a parceria de instituições da sociedade civil, do setor privado e do poder público, atuando na produção de conhecimento, articulação e desenvolvimento de projetos e no apoio de iniciativas de impacto transformador e que busquem o engajamento de todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando mais de 6 milhões de mulheres em todo o País.