O Plano Inclinado Liberdade-Calçada (PILC) teve o serviço suspenso nesta quarta-feira (3), após a placa que abre as portas do bondinho queimar. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob), a paralisação é temporária e o plano vai passar por manutenção.
A secretaria aponta que a queima da placa ocorreu por causa da chuva que atinge a capital baiana. Algumas pessoas que utilizam o equipamento reclamaram da suspensão e disseram que os problemas são constantes.
“O Plano Inclinado, quando chove, para. É uma deficiência já antiga. Várias prefeituras não sabem lidar com esses motores. Uma coisa vai acarretando a outra. É também uma coisa de segurança”, disse um dos usuários do serviço.
Equipes da prefeitura foram enviadas para o local e trabalham no reparo do equipamento. Segundo a Semob, o serviço deve ser normalizado durante a tarde desta quarta-feira.
Plano inclinado emperra
Cabine do Plano Inclinado Liberdade-Calçada tem pane e fica parada no meio do trajeto
O Plano Inclinado Liberdade-Calçada ficou 10 dias sem funcionar, entre os meses de setembro e outubro deste ano. A retomada do funcionamento ocorreu em 8 de outubro.
No dia 29 de setembro, o equipamento emperrou no meio do trajeto e assustou os passageiros, que precisaram descer com o veículo ainda na rampa e saíram a pé do local.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Na época, a Semob informou que a interrupção da subida na rampa ocorreu após um dos cabos de tração do equipamento se romper e em nenhum momento houve riscos à segurança dos passageiros.
O caso foi registrado pelos próprios passageiros e divulgado nas redes sociais.
“Olha aí como está a nossa situação, o plano inclinado da Liberdade. Se cai lá embaixo? Prefeitura, tem que ver como está a Liberdade”, desabafou o homem que fez o registro do vídeo.
A Semob acrescentou que o equipamento estava erguido por outros quatro cabos, que não apresentaram avaria, e o serviço foi imediatamente suspenso para uma avaliação. A secretaria disse que também que faz revisões frequentes no maquinário e todos os cabos seriam trocados por novos. Houve atraso na chegada dos cabos, mas eles foram enviados do Rio de Janeiro para a capital baiana e instalados no plano Liberdade-Calçada no mês de outubro, mesmo período da retomada do serviço.
O equipamento, cujo acesso dos passageiros é gratuito, passou por substituição da estrutura e manutenção. O serviço existe há 40 anos e funciona de 8h às 17h.
G1