A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lançou nesta segunda-feira (22), o Texto para Discussão n°28, Mortalidade por câncer de mama entre as mulheres baianas.
Os principais resultados do estudo confirmam a expansão do câncer de mama entre as mulheres baianas. O padrão de vítimas são as mulheres com mais de 50 anos de idade.
Na Bahia a incidência e a mortalidade por câncer de mama estão em ascendência desde os anos 1960. Entre todos os tipos de mortes por neoplasias malignas, o tipo de mama era a principal causa entre as mulheres. Apenas em 2020, o câncer de mama foi responsável por 16,2% das mortes de todas as mulheres baianas que vieram a óbito por algum tipo de câncer.
O Texto apresenta uma breve discussão sobre a principal estratégia para controle desse tipo de neoplasia maligna, que são os exames de mamografia. A análise dos dados de mortalidade foi realizada através das bases de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Os dados de mamografias foram levantados pela rede pública de saúde, o Sistema de Informações do Câncer (SISCAN).