Linha de cosméticos “Dumato” tem cadeia integrada com agricultura familiar, fabricação artesanal, cruelty free, reciclagem e logística reversa.
Motivados em promover o autocuidado ligado à natureza e o olhar para a beleza autêntica, o casal de empresários Alana Sales e Rogério Silva desenvolveram a “Dumato”, uma empresa de cosméticos 100% vegana e sustentável, que acaba de ser lançada no mercado baiano trazendo fortes referências à nossa identidade afro-brasileira. Os produtos em breve estarão à venda no site e instagram @soudumato
Produzida à base de extratos botânicos e ingredientes naturais, a Dumato trabalha com uma cadeia integrada do início ao fim, envolvendo agricultura familiar, fabricação artesanal, cruelty free, reciclagem e logística reversa. A empresa inicia com um portfólio de produtos que contempla sabonetes bioativos em barra, limpadores faciais de argila e sabonetes de limpeza energética, inspirados na energia dos Orixás, que vão além do tratamento físico, mas propõe um cuidado interior. Os idealizadores contam que o propósito da linha Dumato não é disfarçar imperfeições, mas tratar e evidenciar o que cada um tem de belo, no seu natural.
A Dumato foi lançada no último sábado, 20 de novembro, dia da Consciência Negra, com uma ação na Praça Cairu, que teve como propósito realizar uma chamada para o reconhecimento da beleza natural, desapegada dos padrões comerciais. Pessoas que estavam de passagem pelo centro histórico foram convidadas a se olharem no espelho e reconhecerem sua beleza autêntica e admirarem suas raízes ancestrais. O ator Jorge Washington do Bando de Teatro Olodum e Viviam Caroline, percussionista da banda Didá, também participaram da ação e contaram sobre suas experiências nesse movimento de reconhecimento e autoafirmação da identidade negra.