A chuva forte que atinge a Bahia desde a última semana causou muitos transtornos em várias cidades do estado no sábado (4) e domingo (5). Rios transbordaram e famílias ficam desabrigadas. Nesta segunda-feira (6), a previsão é de chuva para diversos municípios.
A Bahia é atingida por um fenômeno chamado cavado, quando os ventos mudam de direção e formam um onda. Essa onda de ventos empurra toda a umidade do mar para a costa, o que provoca os temporais.
No norte do estado, em Ribeira do Pombal, o temporal destruiu várias ruas. Em uma delas, o calçamento afundou totalmente. Os moradores relataram que essa foi a chuva mais forte que caiu esse ano. Várias casas perderam telhados, muros e uma delas desabou.
Em um vídeo gravado na cidade, a dona do imóvel lamentou a perde da casa e dos eletrodomésticos, aos prantos. “Eu não tenho casa mais. Caiu, desabou tudo. Eu não consigo pegar nada dentro de casa, desabou, caiu”, chorou ela.
O temporal assustou moradores porque Ribeira do Pombal tem o tempo mais seco e não costuma ser atingida por chuvas com essa intensidade. A previsão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a cidade tenha muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada nesta segunda.
G1