Importante instrumento de segurança viária para veículos e pedestres, a sinalização horizontal tem sido reforçada na capital baiana, através das equipes de sinalização da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não param. Somente nos dez primeiros meses deste ano, foi realizada a pintura de mais de 60 mil metros quadrados de área. Isso sem contar com as quase 460 faixas de pedestres e 395 redutores de velocidade que foram requalificados.
Até o final deste ano, já está planejado esse reforço na sinalização em 46 ruas, avenidas e regiões da capital. Esse trabalho envolve delimitação de faixas, ciclovias, estacionamentos públicos, canalizações (zebrados), redutores de velocidade (quebra-molas) e demais formas de sinalização horizontal.
Além disso, as equipes atendem às demandas que surgem diariamente e exigem uma ação mais urgente. Para solicitar um reforço à sinalização ou reparos em equipamentos semafóricos, o cidadão pode entrar em contato com a Transalvador por meio do aplicativo NOA Cidadão ou pelo Fala Salvador, no número 156.
Esse incremento nas sinalizações horizontais da cidade é parte integrante do programa Salvador no Grau, que promove a requalificação dos espaços públicos em toda a cidade. Com investimento de cerca de R$43 milhões, a iniciativa envolve diversos órgãos municipais e alcança ruas, avenidas, praças, parques e a orla marítima da cidade.
“Esses investimentos que estão sendo feitos são muito importantes para a garantia da segurança viária. Trabalhamos intensamente para manter as ruas e demais vias com as sinalizações adequadas. Aliado a isso, implantamos novos conceitos de engenharia de tráfego, como o Zona 30, que requer um especial trabalho de sinalização”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.
Zona 30 – Somente este ano, quatro regiões da cidade receberam o Zona 30, um conceito internacional de engenharia de tráfego que visa reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. As melhorias ocorreram na Baixa do Bonfim e nas ruas no entorno do Condomínio Greenville (Patamares), na Rua Henrique Dias (Cidade Baixa) e na Rua da Bélgica (Comércio).
Nessas localidades, as velocidades máximas foram readequadas para 30 km/h, tornando o trânsito mais humanizado. Além da readequação da velocidade viária, também foi colocada sinalização especial, tanto vertical quanto horizontal, e faixas nas cores verde para alertar os condutores de veículos sobre a passagem de pedestres.
Fotos: Bruno Concha/Secom e Otávio Santos/Secom