Seguindo a determinação do Governo do Estado da Bahia, por meio do decreto nº 21.027 de 10 de janeiro de 2022, o Museu do Mar Aleixo Belov passa a exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para que os visitantes tenham acesso ao equipamento cultural. O uso de máscara também é obrigatório.
Os adultos necessitam comprovar ter recebido, ao menos, duas doses da vacina contra o coronavírus ou dose única, a depender do imunizante usado, para poder entrar no espaço. Já os adolescentes e crianças alcançados pela campanha de imunização devem apresentar carteira comprovando ter recebido, no mínimo, a primeira dose, observado o prazo de agendamento para segunda. Para essa comprovação, será exigido o cartão de vacinação físico ou digital, por meio do aplicativo ConectSUS, do Ministério da Saúde.
O Museu do Mar fica no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Às quartas, o acesso é gratuito.
O espaço possui 540 metros quadrados de exposição permanente com o legado de Belov e objetos trazidos das cinco voltas ao mundo feitas pelo navegador, incluindo o veleiro Três Marias. Há também 110 metros quadrados para exposições temporárias, além do café-bar Yolo, comandado pelo chef Raphael Sepulveda. Para acessar esse espaço, que funciona das 11h às 19h, também é exigida a comprovação de vacinação.