O governador Rui Costa anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (20), uma nova redução do público dos eventos para 1.500 pessoas. A capacidade de ocupação dos espaços segue em 50%. O decreto com a determinação deverá ser publicado na sexta-feira (21).
A última redução de público, por medidas restritivas na Bahia, aconteceu em 11 de janeiro, quando Rui Costa restringiu o público dos eventos a três mil pessoas. Esse decreto era válido até o dia 25 de janeiro, mas perde a validade com a nova publicação.https://ded2210445708368cc8b931612af2021.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A exigência da comprovação da vacinação em bares, restaurantes e locais como parques públicos estaduais segue em vigor. A comprovação deverá ser feita através da apresentação do cartão da vacina ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo “Conect SUS” do Ministério da Saúde.
Recomendações encaminhadas
Ainda nesta quinta, o Conselho Estadual de Saúde (CES-BA), órgão que fiscaliza o Sistema Único de Saúde (SUS), cobrou medidas mais duras do governador para controle da pandemia, por causa do aumento de casos ativos no estado.
Entre as recomendações feita estão a ampliação da cobrança do passaporte de vacina para ambientes fechados e compartilhados, como:
- Hotéis;
- Consultórios;
- Shopping centers;
- Templos religiosos;
- Escolas e universidades;
- Transporte público, incluindo marítimo.
Além disso, a comprovação através de formulário online deve ser exigida, previamente, em qualquer tipo de reserva de qualquer natureza, a exemplo de hospedagens e compra de passagens.
O conselho também pede a criação de um Comitê Consultivo de Avaliação de Flexibilizações e Restrições, com a participação de representantes de entidades científicas, da sociedade civil organizada, dos órgãos colegiados de controle social e de gestores da saúde locais.
G1