A chuva provocou estragos e causou transtornos em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, na segunda-feira (24). De acordo com a prefeitura de Senhor do Bonfim, foram apenas 40 minutos de chuva, mas a força do temporal causou diversos prejuízos.
Na zona urbana foram registrados 49 milímetros, enquanto na zona rural o registro foi de105 milímetros de água. Várias casas ficaram alagadas e duas desabaram parcialmente. Os desabamentos ocorrem em dois imóveis que ficavam às margens do canal da Malária.
O canal transbordou e água invadiu as casas, que caíram pouco tempo depois. Com ajuda de vizinhos, as duas famílias que viviam nos imóveis saíram antes do desabamento e foram abrigadas por amigos. Nesta terça-feira (25), as duas famílias devem receber auxílio da prefeitura. Também nesta terça, as casas serão vistoriadas pela Defesa Civil do munícipio.
Temporal também atinge sul do estado
Temporal deixa ruas do município de Itororó alagadas
A cidade de Itororó, que fica na região sul da Bahia, também registrou um forte temporal e alagamentos na noite de segunda-feira (24). O município sofreu com as fortes chuvas de dezembro de 2021 e é um dos 175 que teve situação de emergência declarada pelo governo do estado.
Com a chuva desta segunda, a água invadiu diversas ruas, atingiu várias casas e assustou os moradores. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nesta terça-feira (25), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, durante todo o dia.
As chuvas de dezembro atingiram 856.917 pessoas e muitas delas ainda tentam se recompor dos estragos. Ao todo, 26 pessoas morreram, 27.210 ficaram desabrigados, 59.637 desalojados, dois desaparecidos e 523 feridos. As ocorrências foram registradas em 191 municípios, dos 417 que a Bahia tem.
G1