Especialista do Atelier dos Cachos dá dicas de como ajudar a manter hidratação dos fios que ficam mais fragilizados com o sol, água do mar e piscina
Cabelos crespos e cacheados ficam mais fragilizados no verão. O sol intenso e a mistura com água do mar e piscina podem danificar bastante a estrutura desses fios, que já tem mais dificuldade de manter a oleosidade natural por causa da sua curvatura em espiral. Para manter os cabelos crespos e cacheados mais saudáveis e cheios de brilho no verão, os fios precisam de cuidados extras. Eliza Estrela, especialista em cabelos crespos e cacheados do Atelier dos Cachos (@atelierdoscachos) dá algumas dicas dos principais cuidados:
1. Dar preferência aos shampoos liberados
Shampoos liberados são aqueles sem a presença de sulfatos, petrolatos e silicones na composição, elea ajudam porque agridem menos os fios. O uso de sulfato, por exemplo, pode potencializar ainda mais o ressecamento dos fios. Já o petrolato, os silicones e os óleos minerais, quando usados em excesso, podem causar entupimento dos folículos e, com isso, o enfraquecimento dos fios.
2. Importante fazer algumas lavagens com co-wash
Pra quem vai passar uma temporada entre banho de mar e piscina é importante alternar a lavagem usando shampoo com o co-wash, que é uma lavagem apenas com condicionador. Isso ajuda a manter os fios mais macios e hidratados.
3. Fazer cronograma de hidratação, nutrição e reconstrução com mais frequência.
É importante manter os cuidados de hidratação (repor a água dos fios); nutrição (componentes com óleos vegetais) e reconstrução (repõe a proteína e massa dos fios). “Caso esteja em alguma viagem e seja complicado manter essa rotina, use produtos que combinem e potencializem os cuidados com os fios, como a Hidronutrição, que tem em sua composição ativos hidratantes e à base de óleos, uma boa opção é a linha vegana de Side Black”, completa Eliza Estrela.
4. Cuidado com uso de óleo direto no cabelo
Evite aqueles que contêm óleo mineral na composição, pois não nutre e gruda nos fios criando uma película que dificulta qualquer outro produto penetrar nesse fio. “Óleos vegetais são os melhores, mas também devem ser usados com moderação e não substituem o creme de pentear com filtro solar”, afirma a especialista do Atelier dos Cachos. Se seu creme já for à base de óleos naturais, também não precisa colocar mais óleo direto nos fios.
5. Dar preferência aos produtos que contenham filtro solar
Os raios ultravioletas são raios bem agressivos, tanto para pele quanto para fibra capilar. Eles podem causar envelhecimento, ressecamento, opacidade da fibra e também do couro cabeludo. Por isso a importância de usar produtos com filtro UV.
6. Lembrar que os cabelos com luzes precisa de atenção redobrada
Cabelos descoloridos e com luzes, estão ainda mais frágeis pelo processo químico envolvido. Então é imprescindível tomar todos os cuidados anteriores e ainda proteger mais os fios com chapéus, lenços, etc.