Ação emergencial faz parte do Programa Engenharia Pública da atual gestão
Devido aos impactos ocasionados pelas fortes chuvas na Bahia durante os meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano, alguns municípios do estado apresentaram situação de emergência. Nesse sentido, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, que contribuiu no período da crise instalada com as precipitações pluviométricas com a doação de donativos para as vítimas, iniciou no dia 10 de fevereiro uma ação emergencial do Programa de Engenharia Pública com a Defesa Civil Estadual, que vai dar suporte técnico às cidades que sofreram com os impactos naturais. Os trabalhos foram realizados pelo engenheiro de minas Pedro Lemos e pela engenheira civil Aline Marcelo e se concentraram nos municípios de Candeias, Matina, Brejões e Barra, listados pelo superintendente da Defesa Civil coronel Miguel Filho. Ambos encaminharão relatórios específicos para Defesa Civil e aos municípios.
Entre os equipamentos analisados estão cais, escola recém construída e quadra poliesportiva. De acordo com a coordenadora adjunta da Câmara de Civil, Aline Marcelo, a prefeitura das cidades forneceram documentos essenciais para emissão dos pareceres necessários para realização das vistorias. “A partir dos relatórios técnicos que serão expedidos, teremos propostas que colaboraram para os municípios tomarem a decisão de realizar uma intervenção de recurso federal ou próprio”, pontuou. Ela ainda destaca a importância da atuação do Conselho nessas situações. “Essa ação, foi de primordial importância, onde pudemos visualizar situações que não são comuns na nossa área de atuação e além disso, ver a carência que alguns municípios têm em lidar com situações emergenciais e sinistros da Engenharia. O Crea-BA apoia e incentiva profissionais para realizar ações em prol da sociedade, e a prova disso, foi a criação deste programa. Esse é apenas o início de outras ações que estão por vir” ,ressalta, destacando que os trabalhos foram realizados entre os dias 17 e 19 de fevereiro.
Na ocasião, a Defesa Civil do Estado ainda esteve atendendo às solicitações de atendimento, dentre elas a situação do córrego situado em Brejões. Para o prefeito do município, Sandro de Juca, o suporte e apoio de todos nesse momento é imprescindível. “É um desafio gigante evitar a expansão do córrego que coloca residências, equipamentos públicos e, principalmente, vidas em risco. Precisamos dar as mãos, unir esforços entre governos e toda sociedade para preservarmos nosso amado Distrito”.
Na inspeção realizada no município de Candeias, o diretor do Crea e engenheiro de minas Pedro Lemos informou que coletou informações que subsidiarão um relatório sobre a situação. “A visita foi boa, a comunidade carente está sofrendo com a falta de saneamento, estrutura de drenagem, afetando o meio ambiente”, finalizou.
Alan Nogueira e Nadja Pacheco