Após uma semana marcada por temporais, Salvador, deve ter apenas chuva fraca nesta sexta-feira (22). Contudo, devido ao solo encharcado, o alerta para riscos de deslizamentos de terra e desabamentos continua, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para esta sexta, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado, com chuva a qualquer hora, mas em menor intensidade, em relação ao início da semana, com acumulado de até 50 milímetros. As temperaturas variam entre 23º e 28º.
No sábado (23), Salvador deverá ter apenas chuviscos e ventos moderados, com temperaturas entre 25º e 29º, e no domingo, chuvas isoladas e temperatura máxima de 30º.
Historicamente, os meses de abril e maio apresentam maior acumulado de chuvas na capital, e este ano uma frente fria oriunda do sudeste trouxe ainda mais temporal. Até o dia 21, abril já apresentava a segunda maior marca de precipitações na cidade desde 2015 (353,2 mm), perdendo apenas para 2020, que apresentou um índice de 545,5mm. Os dados são da Defesa Civil (Codesal).
Alagamentos
Somente na quinta-feira (20), o último balanço divulgado pelo órgão apontava 289 ocorrências em Salvador. Já são mais de 1300 registros, em menos de uma semana, sendo os mais frequentes deslizamentos de terra, alagamentos e desabamentos diversos.
Um dos pontos de alagamento registrados foi no Parque São Cristóvão, que fica no bairro de mesmo nome. Por lá, os moradores usaram geladeiras e um caiaque para se locomover pelas ruas inundadas. Nesta sexta, no entanto, o nível da água já havia descido totalmente.
Outro ponto de alagamento foi no Jardim das Margaridas. Por lá, no entanto, a água ainda não escoou completamente. A Concessionária Bahia Norte, que administra uma dos trechos de rodovias estaduais que dão acesso ao local, contratou uma empresa terceirizada para fazer a drenagem no local.
Nesta sexta, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) informou que essa região sofre com o transbordamento do Rio Ipitanga, onde o governo do estado realiza obras nas bacias de retenção para equacionar o problema.
Outras cidades
Moradores registram arco-íris no município de Lençóis
Assim como em Salvador, em outras cidades baianas o volume de chuva deve diminuir nos próximos dias. Em Lençóis, na Chapada Diamantina, na quinta-feira (21) choveu pela manhã, mas à tarde apareceu um belo arco-íris no céu, encantando moradores e visitantes. [Veja vídeo acima] Entre sexta e domingo, a possibilidade de chuva no município varia entre 12 a 15%, principalmente à noite.
Município de Fátima fica alagado após forte chuva atingir região
Em Nova Fátima, na região norte, uma chuva rápida foi suficiente para deixar ruas alagadas, na tarde de quinta-feira (21). [Veja vídeo acima] No entanto, nesta sexta a possibilidade de chuva é de apenas 10%, e a temperatura média é de 26º. Em outras cidades da região, o sol aparece entre nuvens e não deve chover. Em Juazeiro, os termômetros marcam 33º de máxima.
Chuva causa estragos em Camaçari, na região metropolitana de Salvador
Na região metropolitana de Salvador, contudo, a previsão é diferente. Conforme o Inmet, ainda pode chover forte em cidades como Candeias e Camaçari, que tiveram transtornos causados pela chuva nos últimos dias.
G1