A Prefeitura de Salvador inicia, na sexta-feira (15), a realização da prova de vida de aproximadamente 10 mil aposentados e pensionistas do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres). O procedimento, que é obrigatório, deve ser efetuado de forma digital, por meio do aplicativo Meu RPPS, até o dia 15 de agosto.
Através da ferramenta, disponível para Android e iOS, o beneficiário vai efetuar um breve cadastro e enviar fotos da frente e do verso de um documento de identificação, que deve conter o número do CPF. Caso contrário, a foto do cartão do CPF deve ser tirada ao lado do documento de identificação.
Além disso, é necessário fazer fotos do rosto para validação biométrica. Na ocasião, não devem ser usados acessórios, como chapéu, boné ou óculos, para facilitar a identificação. O processo, que tem poucas etapas, leva em média três minutos para ser executado.
O diretor da Previdência, Daniel Ribeiro, explicou que a Prefeitura inovou diante dos desafios trazidos pelos riscos da crise sanitária do Covid-19. “Ano passado foi um sucesso e conseguimos concluir aproximadamente 95% dos aposentados e pensionistas na realização deste procedimento. Acredito que, este ano, vamos atingir 100% dos beneficiários”, afirmou.
Cada cadastro é submetido ao sistema para verificação, através do cruzamento das informações e imagens que estão na base do sistema com os novos dados. Em caso de inconsistência, aparecerá no aplicativo que a prova de vida foi cancelada e o segurado deverá refazê-la. Quando não há incompatibilidade, a prova de vida já é concluída de imediato. Nos demais casos, o acompanhamento poderá ser feito também pelo aplicativo.
Comodidade – O diretor de Previdência lembrou que, anteriormente, a prova de vida era realizada o ano inteiro, e o beneficiário tinha que comparecer presencialmente ao órgão no mês de aniversário. Com o aplicativo, o público consegue efetuar o procedimento em casa, com a ajuda de um familiar quando necessário, e com maior comodidade.
“A Prefeitura inovou e trouxe conforto para os beneficiários. Já pensávamos em ofertar uma melhoria dos processos e a pandemia acelerou isso. Precisávamos de uma tecnologia fácil e segura e conseguimos isso com o Meu RPPS. Hoje é possível efetuar todo o processo em casa mesmo, na palma da mão”, concluiu Daniel Ribeiro.
Para dúvidas ou outras informações, basta entrar em contato por meio do telefone (71) 3202-3490 ou ainda através do e-mail previdencia@ salvador. ba. gov. br.
Foto: Otávio Santos/Secom