Com o mundo tecnológico, crianças, jovens e adultos estão cada vez mais conectados. Trabalho remoto, se informar virtualmente, acessar redes sociais e fazer compras são algumas das inúmeras ações virtuais que realizamos no dia a dia. O que muita gente esquece é que a terceira idade também está ativa neste contexto. E com a pandemia do novo coronavírus, esses hábitos se tornaram ainda mais intensos. Mas, oftalmologistas fazem o alerta neste Dia dos Avós (26/07). Este comportamento pode desencadear problemas oculares diversos, e no caso dos idosos digitais, os cuidados devem ser ainda maiores.
De acordo com o médico Murilo Barreto, oftalmologista da OftalmoDiagnose – empresa do Grupo Opty na Bahia, a população idosa, naturalmente, já é mais afetada por problemas visuais, pois suas estruturas oculares sofrem desgastes com o passar do tempo, sobretudo a partir dos 60 anos. Sintomas como um maior esforço para ler, visão embaçada e cansada, dentre tantos outros desconfortos, são comuns.
“Se você une esse desgaste natural com o fato de ficar muito tempo conectado e paralisado em frente às telas de computador, celular, tablet e televisão, ocorre uma sobrecarga ocular. As queixas mais comuns são vermelhidão, coceira, lacrimejamento e ardência, que se relacionam com o olho seco. O olho seco nesta situação comumente ocorre devido à redução da frequência do piscar, uma consequência direta e involuntária do uso de dispositivos digitais. Estes sintomas tendem a ser ainda mais acentuados em ambientes com ar-condicionado ou ventiladores”, detalha.
O médico conta que, entre os erros de refração, a miopia é o mais comum quando falamos de uso exacerbado de telas. Não devemos, entretanto, esquecer das doenças oculares que mais acometem a terceira idade independente do uso de dispositivos digitais, a exemplo da catarata, causa mais comum de cegueira reversível no mundo e que pode ser corrigida com cirurgia; do glaucoma, doença crônica que leva à cegueira irreversível, se não tratada precocemente; e da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que se caracteriza pela alteração da mácula, que é a região dos olhos responsável pela visão central.
Recomendações
A ida anual ou a cada seis meses ao oftalmologista é a chave para a prevenção ou descoberta precoce de doenças nos olhos. Outra dica do médico, quando o assunto é uso de telas, é o descanso visual, de modo que o indivíduo faça pausas de cinco a dez minutos a cada uma hora.
A regra 20/20/20 também é uma alternativa eficaz, ou seja, a cada 20 minutos, fazer uma pausa de 20 segundos e olhar para objetos que estão a pelo menos 20 metros de distância. Outros cuidados complementares que podem melhorar o conforto com o uso de eletrônicos incluem, manter um distanciamento mínimo de 45 centímetros da tela, adaptar o contraste dos equipamentos eletrônicos, ter cuidado com a luminosidade do ambiente, e nos casos indicados, usar o filtro de luz azul.
“Ter uma boa noite de sono, com uma boa oclusão palpebral, também é fundamental para preservar a saúde ocular. Além disso, não podemos esquecer que o uso de colírios só deve ocorrer sob prescrição médica e que, para cada idade e situação, existe uma recomendação específica. Havendo qualquer sintoma persistente, o ideal é procurar um oftalmologista de imediato. No caso dos idosos, a visita ao oftalmologista deve acontecer com mais frequência”, conclui Murilo Barreto.
Sobre o Opty
O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina.
Atualmente, é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 26 marcas, totalizando 81 unidades, mais de 2.850 colaboradores e 1350 médicos oftalmologistas. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF,PE, RJ e SC), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital dos Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), OftalmoDiagnose (BA), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), Eye Center Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Visão Center (PE), ÍrisOftalmo (PE) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA). Visite www.opty.com.br.