Para celebrar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, o Museu do Mar Aleixo Belov promoverá nesta quinta-feira, 28, uma série de atividades na Escola Estadual Severino Vieira, localizada na avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em Salvador. A iniciativa acontecerá em parceria com a coordenação pedagógica da unidade de ensino.
Os estudantes do 5º ao 7º ano poderão acompanhar, das 8h às 14h, atividades lúdicas focadas na conservação ambiental. Para isso, a ação contará com o apoio de parceiros, como os grupos Especial de Proteção Ambiental (Gepa) e Operacional de Cães (GOC), ambos da Guarda Civil Municipal de Salvador, do Salvamar e da Rede Viva Mar Vivo (Redemar), que realizarão diversas oficinas e palestras (confira o detalhamento das atividades abaixo).
A museóloga Etiennette Bosetto, do Museu do Mar, destaca que, no dia, os alunos poderão conhecer mais sobre as aventuras do velejador Aleixo Belov, sua história e um pouco do espaço cultural localizado no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, que guarda relíquias trazidas das seis viagens pelo mundo feitas pelo navegador ucraniano naturalizado brasileiro.
“Vamos falar também sobre a importância da preservação ambiental, que é um dos lemas de Belov e do museu, levando uma palestra com tema desmistificando tubarões e uma atividade lúdica que trabalhará com cetáceos, que são mamíferos aquáticos considerados os mais carismáticos, como baleias e golfinhos”, explica a museóloga.
A professora Eleonor Correia, da Escola Estadual Severino Vieira, afirma que a unidade de ensino vem apostando na parceria com instituições, como museus, para fortalecer o processo pedagógico. “A interatividade entre estudantes e a história, a conservação do meio ambiente e de documentos sobre o navegador Aleixo Belov é uma valiosa fonte de conhecimento”, aponta ela, que está à frente da iniciativa na escola.
>> Atividades no dia 28/7, das 8h às 14h:
Gepa – Levará animais taxidermizados e animais vivos da fauna e flora brasileira e falará da importância de conservação dos mesmos e os males do tráfico de animais silvestres.
GOC – Fará uma apresentação com o esquadrão de cães, demonstrando o treinamento destes cachorros e como são usados para combater crimes como o tráfico de animais.
Salvamar – Promoverá uma oficina prática de prevenção a afogamento e primeiros socorros, trabalhando o modo correto de como se comportar na praia e no mar.
Redemar – Falará sobre as baleias jubartes e o turismo de avistamento desses mamíferos no litoral baiano, que teve início no mês de julho.
Museu do Mar – Mostrará as aventuras do velejador Aleixo Belov e a história do museu que leva seu nome navegador e falará sobre a importância da preservação ambiental.
Museu do Mar Aleixo Belov
Localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Santo Antônio Além do Carmo, o Museu do Mar Aleixo Belov é uma instituição educativa, sem fins lucrativos, que apoia a cultura. O espaço guarda relíquias adquiridas durante as seis viagens que o velejador Aleixo Belov, 79 anos, fez pelo mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação é o pilar central do equipamento cultural, que funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.