Nesta sexta-feira (29/7), mais dois novos contratos do edital de credenciamento Cidade Cultural foram assinados pela Secretaria da Cultura (Secult). Com isto, até o momento, 144 apresentações já foram contratadas, o que totaliza um investimento superior R$ 551 mil. A iniciativa possibilita que artistas e grupos artísticos realizem apresentações em equipamentos e eventos da prefeitura ou que representem a cultura do município em outras localidades.
Para a gestora da pasta da Cultura, Márcia Tude, o edital tem tornado Camaçari uma cidade ainda mais cultural. “Através das assinaturas de contratos com os proponentes credenciados em diversos segmentos, a gente tem conseguido fazer uma boa circulação, o que faz com que o dinheiro dos cachês sejam reinvestidos na economia do município. A gente está falando não apenas de fomento, mas também de incentivo à economia da cultura, porque 99% dos credenciados são da cidade, o que significa que grande parte do dinheiro acaba ficando aqui”, defendeu a secretária.
Um dos contratos assinados nesta sexta foi a do cantor Simpa, que apresentará na categoria banda acima de três integrantes, um novo projeto artístico, intitulado Doses e Prosas. “A gente fica feliz com essa iniciativa, que cria espaço e dá oportunidade para os artistas mostrarem seus trabalhos e ser uma engrenagem para a cultura da nossa cidade. Através do Cidade Cultural, apresentarei um projeto que é um ‘plano B’, com canções que gosto de fazer nas horas vagas, então é uma oportunidade bacana de mostrar esse outro lado do Simpa”, destacou.
A produtora cultural Eliza Braz, proponente da banda Kalunduh, também assinou contrato na mesma data. “Representa pra gente, uma oportunidade de participar de um evento cultural no município, de maneira integrada com a Secult e os coletivos culturais da cidade”, comentou. Ainda esta semana, dois outros artistas foram contratados pelo Cidade Cultural, a Mestra Arlene, pelo segmento de grupo de cultura popular, e Chiquinho do Acordeon, na categoria de banda acima de três integrantes.
O edital conta com credenciados nas modalidades de músico solo, dupla e trio; banda acima de três integrantes; grupo de cultura popular; fanfarras, orquestras e grupos percussivos; aulão de ritmos latinos e swing baiano; apresentações teatrais e de dança solo, dupla, trio e acima de três integrantes; e grafitagem.
Os contemplados podem ser convocados a realizar até, no máximo, cinco apresentações, sempre que houver necessidade dos serviços, durante o período de 12 meses, a partir da data de publicação do resultado final, podendo este período ser prorrogado por mais seis meses.
O chamamento para assinatura dos contratos é feito seguindo todos os ritos processuais, considerando a pertinência entre a natureza da demanda e as modalidades, estilos e formação dos credenciados; logística, adequação da estrutura física; ordem de classificação, dentre outros critérios definidos em edital. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: [email protected] ou por meio de atendimento virtual no WhatsApp, pelo número (71) 99981-7918.