Familiares e amigos da adolescente Cristal Rodrigues Pacheco, morta aos 15 anos durante uma tentativa de assalto no Centro de Salvador, participaram da missa de 7º dia em homenagem à vítima, nesta segunda-feira (8), na capela das Mercês, na Avenida Sete de Setembro . A jovem foi assassinada na última terça-feira (2).
As duas mulheres investigadas pelo crime já foram presas. Gilmara Daiam de Sousa Brito foi detida em flagrante, horas após a morte da adolescente, já Andréia Santos Carvalho se apresentou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na quinta-feira (4).
Ambas confirmaram participação no crime e Andréia confessou ter atirado em Cristal. A reportagem conversou, com exclusividade, com a defesa dela que relatou que ela estava em “abstinência da droga” e “fora de si”, quando cometeu o crime. A previsão é que as duas sejam transferidas para o presídio nesta segunda.
Depois de atirar contra Cristal, Andréia fugiu para a cidade de Nova Soure, que fica a cerca de 200 km da capital baiana. A arma do crime foi encontrada na casa de um adolescente, na Rua do Sodré, no Largo Dois de Julho. Ele foi apreendido pela polícia
Protesto de amigos e familiares
No início da manhã da última quarta-feira (3), amigos e familiares da jovem protestaram no local do crime. Com faixas e cartazes, estudantes pediram justiça e medidas para que o crime não se repita.
Pessoas que não têm ligação com a família também participaram da manifestação, em solidariedade à morte prematura da adolescente. Cristal estudava no Colégio Mercês e estava no nono ano do ensino fundamental.
Colegas da adolescente se juntaram em um abraço simbólico e seguiram em caminhada com os manifestantes pelo Campo Grande. Por causa da morte de Cristal, a instituição suspendeu as aulas na terça-feira, e determinou luto de três dias.
Imagens mostram crime
Câmera de segurança registra momento em que adolescente em morta durante assalto na BA
Cristal foi morta na manhã do dia 2 de agosto, enquanto seguia para o colégio. Ela estava com a mãe e a irmã, de 12 anos, que presenciaram o assassinato. O disparo atingiu a adolescente na região do coração. O corpo dela foi sepultado no mesmo dia, horas antes da primeira mulher ser presa.
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que a adolescente de 15 anos foi baleada e morreu, enquanto seguia para a escola. Dá para ver Cristal, a mãe a irmã caminhando na calçada, quando as três foram abordadas por duas mulheres.
As imagens mostram que as duas suspeitas estavam separadas. Elas esperaram a família se aproximar, e abordaram as três. Uma das mulheres parou na frente de Cristal e anunciou o assalto. A adolescente foi baleada logo em seguida e caiu sentada no chão.
De acordo com a polícia, o tiro atingiu o peito da garota, na região do coração. Depois do disparo, as suspeitas deram as costas e atravessaram a rua. O vídeo mostrou ainda que a mãe e a irmã de Cristal tentaram prestar socorro à adolescente.
Um homem que passava no local também ajudou a vítima. Na gravação, um gari aparece. Ele atravessou a pista e foi em direção a adolescente baleada para socorrê-la.
Suspeitas identificadas e vítima antes do assassinato
As suspeitas de praticarem o crime foram identificadas ainda na manhã de terça. Testemunhas contaram à polícia que após o disparo, elas seguiram em direção ao Largo Dois de Julho. A dupla ainda foi flagrada por outras câmeras de segurança na região.
Imagens mostram momentos antes de adolescente ser morta em assalto, em Salvador
A câmera de segurança de um restaurante na Avenida Sete de Setembro também registrou a adolescente caminhando, a caminho da escola, minutos antes de ser baleada e morta no assalto.
A vítima aparece na gravação com uma blusa branca, o uniforme escolar. Cerca de dois minutos depois que a ela passa com a família, a irmã corre no sentido contrário, aparentando desespero, em busca de ajuda.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a remoção do corpo da adolescente para o Instituto Médico Legal (IML). O corpo de Cristal foi no Cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação, sob forte comoção.
G1