Duas equipes do Yacht Clube da Bahia foram campeãs, em primeiro lugar, nas categorias masculina e feminina, na terceira edição do Volta à Ilha de Itaparica – 80km, uma das maiores disputas de Canoas Polinésias /Havaianas em distâncias remadas no formato revezamento com 9 atletas do mundo.
Das nove equipes que largaram apenas cinco conseguiram completar a prova, que, nessa edição, foi duríssima, já que as condições de mar e vento desafiaram os participantes. O brilhante desempenho dos atletas garantiu o primeiro lugar geral, com a equipe masculina e também o primeiro lugar com a única equipe feminina que permaneceu até o final da prova. Ou seja, dobradinha masculina e feminina no lugar mais alto do pódio.
“Ficou claro para nós que o grande diferencial das equipes do Yacht foi justamente o planejamento, fizemos uma campanha muito bem planejada com treinos técnicos bem apurados ao longo dos últimos meses e, principalmente, com um bom planejamento logístico”, comentou o gerente de esporte do Yacht, Luís Pato.
Mesmo com condições desafiadoras de mar e vento, os resultados das duas equipes do Clube deixaram claro o valor de uma campanha bem-feita, planejada e executada com responsabilidade e com atenção a todos os detalhes, desde os treinos preparatórios dos atletas organizados pelo Yacht, como a escolha criteriosa dos guias e o perfeito apoio logístico das equipes no mar e em terra.
“Quem se propõe a participar de uma competição como essa, já tem em mente a complexidade da prova. Terminamos o trajeto bastante cansados por conta das condições marítimas e devido à complexidade da prova, foram 80km contra o vento e fortes ondas. Mas, no final, a sensação de superação, de conseguir completar a prova é bastante compensatória, é uma vitória não só para nós, como para todos que conseguiram participar da disputa”, avaliou Érico Vieira, membro da equipe masculina.
Para a representante da equipe feminina, Renata Chaves, a maior vitória da prova foi a superação individual e resiliência de toda a equipe. “O respeito mútuo que nutrimos por cada componente da nossa equipe, o sentimento de unidade, o equilíbrio emocional e o controle do corpo e da mente, foram nossa maior vitória. Senti que cresci imensamente com essa experiência, agradeço pela oportunidade dessa vivência e a cada uma das lindas guerreiras da minha equipe, que participaram no mar e em terra”, avaliou a atleta.