Na tarde desta quarta-feira (24/8), mulheres e mães de filhos com deficiência foram convidadas pela Secretaria da Mulher (Semu) para participar da 4ª edição do projeto Mulheres Especiais, que aconteceu no Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho, no Parque das Mangabas.
Durante o encontro, através de uma roda de conversa entre mulheres e mães de pessoas com deficiência, as participantes buscaram trazer as demandas e necessidades de seus filhos. Ao longo da atividade, as equipes técnicas da Semu e do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), realizaram uma importante palestra, abordando temas como o da campanha Agosto Lilás, além de orientações do centro.
Denise Santana, enfermeira do CER II, reforçou a relevância do projeto, que tem sido bem abraçado. “As mães de crianças com deficiência, na maioria dos casos, abdicam de suas vidas para se dedicarem integralmente ao cuidado dos filhos e assim, deixam de lado a vida social e profissional para o trabalho exclusivo do cuidado, o que resulta em sobrecarga e solidão para essas mulheres, precisamos apoiá-las e mostrar que elas não estão sozinhas, e apresentar toda a nossa rede de apoio”, declarou.
Para Luciane de Araújo Marinho, mãe de uma criança com Síndrome de Dowm, esse encontro coletivo acaba sendo mais do que um grupo de luta, de mães que vão em busca dos seus direitos e dos seus filhos, mas também uma importante rede de apoio e esclarecimento. “A verdade é que nesse encontro buscamos encontrar os meios em que teremos o suporte, tanto nosso quanto para nossos filhos, é importante conhecer as redes de apoio”, disse.