Ortopedista explica que a dor ciática começa na lombar e pode irradiar tanto para o lado esquerdo quanto direito do corpo. O incômodo pode ainda acometer os dois lados simultaneamente.
Fotografado em uma cadeira de rodas no aeroporto de Miami, o ex-pugilista Mike Tyson revelou que sofre com dor ciática, também conhecida como ciatalgia ou apenas ciática. Geralmente, o pico de incidência da condição acontece a partir dos 40 anos e pode acometer de 10% a 40% da população ao longo da vida sendo igualmente prevalente entre homens e mulheres.
“A dor ciática é um incômodo profundo ou queimação que começa nos glúteos e pode irradiar até os pés, causando peso nas pernas e formigamento. Ela ocorre de repente, por isso é classificada como aguda, e decorre de uma compressão que gera ação inflamatória bastante intensa”, explica o ortopedista e especialista em coluna, Djalma Amorim Jr..
De acordo com o ortopedista, a dor surge quando existe compressão ou inflamação deste nervo: “Na maioria dos casos, isso acontece em razão de uma hérnia de disco, ou seja, o extravasamento do núcleo gelatinoso existente entre as vértebras da coluna, causando inflamações”.
O principal sintoma da doença são as dores intensas que acomete a parte posterior da lombar, glúteo e pernas, podendo ser irradiado até os pés. Mas, segundo o ortopedista, além da dor, outros sintomas caracterizam o quadro de dor ciática. Confira abaixo:
● Formigamento nos membros inferiores;
● Perda de força no lado afetado pela dor;
● Sensação de choques elétricos no glúteo e nas pernas;
● Alteração dos reflexos.
Se não tratada, a condição pode agravar e causar incontinência urinária e anal, bem como a redução de força e perda total da mobilidade dos membros inferiores. Em cerca de 90% dos casos, o problema se resolve em até 40 dias com medicação para dor e fisioterapia. O ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped, Clínica Santa Helena e Hospital Português.