Chico Araújo
A reta final da Série B está emocionante.
São três vagas em disputa. Sete times em busca do sonho de classificação.
Bahia e Grêmio empataram ontem em Porto Alegre e estão bem próximos de confirmar as vagas de retorno à Série A.
O torcedor que esperava o Bahia excessivamente recuado, viu o tricolor tomar pressão inicial, mas depois ir controlando o jogo.
O Esquadrão saiu na frente com gol de Mugni, que aproveitou bola espalmada pelo goleiro Gabriel Granado após bom cruzamento de Jacaré.
O tricolor baiano até foi melhor no segundo tempo. Teve chance de ampliar o placar, mas o Grêmio, na pressão, chegou ao empate aproveitando as mesmas falhas defensivas de sempre na defesa do Bahia. Diego Souza ganhou de Marcinho e cruzou. Luiz Henrique se atrapalhou todo e permitiu que Thiago Santos deixasse tudo igual.
O técnico Eduardo Barroca saiu satisfeito com o desempenho do time e com o resultado:
– Tivemos oportunidades, tivemos a bola no nosso pé. Terminamos o jogo até com a posse de bola um pouco maior que a do Grêmio. Se não me engano, 51% a 49%, bem equiparado. Isso mostra a força desses jogadores, a coragem, porque não é para qualquer jogador vir aqui na Arena do Grêmio, neste cenário, e jogar com coragem, personalidade, com a bola no pé. Não jogar só por uma bolinha. Então está muito claro para mim que esses jogadores estão muito focados em entregar o objetivo para a instituição. E a gente vai trabalhar muito sério essa semana, com muita humildade, respeitando nosso adversário. Para que isso aconteça, pensando já na nossa semana e no próximo jogo.
O resultado pode ser considerado bom, já que o adversário fora do G-4 mais próximo continua sendo o Sport, que empatou também em um a um com o Vasco, na Ilha do Retiro. O jogo terminou em confusão, com invasão de campo e violência generalizada.
Aé o torcedor vai perguntar… O Bahia pode confirmar o acesso na próxima rodada?
A resposta é bem simples… Distante quatro pontos do quinto colocado, o Sport, que tem 53 pontos, que é seguido de perto por Sampaio Correia e Criciúma, ambos com 52, o Bahia tem que fazer a parte dele contra o Vila Nova, sábado, na Arena Fonte Nova. Se Sport, Sampaio e Criciúma não vencerem seus jogos (podem até empatar), o tricolor baiano carimba a vaga.
Além de Vila Nova, o Bahia ainda via enfrentar o Guarani, também em casa, e encerra a Série B contra o CRB, em Maceió. As três equipes já não querem mais nada na competição. Nem caem, nem sobem…