Projeto foi idealizado com objetivo de apoiar e preparar mulheres autodeclaradas pretas e pardas para assumirem cargos de liderança na companhia
A Avon dá mais um passo em seu compromisso com a equidade étnico-racial ao lançar o Divas na Liderança, programa exclusivo para as colaboradoras que são mulheres negras atuando na empresa, com o objetivo de desenvolver a carreira dessas profissionais para que alcancem posições de liderança na companhia. A iniciativa, realizada em parceria com a consultoria de Diversidade e Inclusão Profissas, integra o Projeto DIVA (Diversidade+Avon), que engloba uma série de ações focadas em acelerar o cumprimento das metas presentes no Compromisso Antirracista da Avon, lançado em 2020.
Na prática, o programa inclui oito encontros mensais, em que as participantes poderão se aprofundar em temas como potência feminina no papel de liderança, a importância da saúde emocional e da segurança psicológica no contexto do trabalho, comunicação inclusiva e relacionamento enquanto gestoras, crenças limitantes, autogestão e planejamento, gerenciamento de times híbridos e desenvolvimento de habilidades para liderança. Além disso, todos os conhecimentos explorados ao longo dessa jornada de aprendizado serão conectados ao cenário interno da Avon.
O projeto DIVA se inspira em um estudo lançado em 2022 pela Gestão Kairós, que demonstrou que mulheres negras correspondem a apenas 3% dos cargos de liderança em empresas. Além disso, elas também levam dez anos a mais que as mulheres brancas para ocuparem posições de influência nas companhias, segundo a consultoria EmpregueAfro.
De acordo com Daniella Moura, diretora de recursos humanos da Avon Brasil, um dos principais objetivos da organização é garantir que, até o final desta década, pelo menos 30% das vagas de liderança sejam ocupadas por profissionais autodeclaradas pretas e pardas. “Estamos cientes das barreiras socioeconômicas que a população feminina negra enfrenta diariamente, como oportunidades desiguais no mercado de trabalho e de acesso à educação. Por isso, não estamos apenas investindo em processos seletivos mais inclusivos e iniciativas de atração de talentos, mas, também, colocando em prática ações que promovem a progressão de carreira dessas colaboradoras, como experiências educativas e de empoderamento feminino, com o auxílio de especialistas em grupos sub-representados”.
Atuação pela diversidade étnico-racial
Ações como o Divas na Liderança estão vinculadas ao movimento #EssaéMinhaCor, lançado em 2020 pela marca, e ao Compromisso Antirracista, que reúne uma série de metas para expandir a equidade étnico-racial dentro e fora da companhia, como a ampliação da representatividade negra em novas contratações e investimentos em letramento e sensibilização de colaboradores e lideranças sobre o tema. Como resultado, 51% dos novos colaboradores são pessoas negras, sendo que 92% correspondem a mulheres em cargos de liderança na Força de Vendas.
Os objetivos também foram responsáveis por inspirar a elaboração do Projeto DIVA, implementado em 2021. Além de um banco de talentos exclusivo para profissionais negros no LinkedIn que já conta com 500 inscritos, a iniciativa também é responsável pelo movimento Minha Cor S.A., desenvolvido para aproximar recrutadores e talentos negros na rede social por meio de um selo de autodeclaração étnico-racial – desde a sua criação, a plataforma já teve mais de 10 mil acessos e já emitiu 1,2 mil selos.
O projeto também contempla ações para o público interno, como o programa de letramento racial UniDiva; o Divas Potentes, voltado para o desenvolvimento de talentos negros em conjunto com líderes negras influentes no mercado; o Fast Track, que envolve um plano de crescimento e mentoria individualizado para colaboradoras negras; um Clube de Livro, por meio do qual já foram compartilhados 36 obras sobre diversidade e inclusão entre lideranças da empresa para sensibilização e aplicação de aprendizados sobre o tema no ambiente de trabalho; e o movimento Uma Sobe e Puxa a Outra, em que mulheres da liderança da Avon acolheram colaboradoras negras para apoiá-las em suas trajetórias profissionais.
A Avon também conta com o Programa Avante, criado por Natura &Co, grupo do qual a marca faz parte ao lado de Natura, The Body Shop e Aesop. A iniciativa foi implementada em 2022 pela companhia com o objetivo de acelerar a carreira de colaboradores negros, visando amplificar a representatividade de pessoas pretas em posições gerenciais. O projeto consiste em jornadas de desenvolvimento individual, mentorias e workshops para que os profissionais desenvolvam habilidades e competências necessárias para assumir cargos de liderança no médio a curto prazo.
Sobre a Avon
Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.