Nesta sexta-feira (4), quatro professoras da rede municipal de ensino de Salvador viajaram à cidade de Porto, em Portugal, para participar do curso de aperfeiçoamento “Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)”, promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. As docentes foram selecionadas através do edital nº 17/2022 – Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores, promovido pela Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (Sealf/MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A iniciativa envolveu profissionais da educação de todo o Brasil, que atuam nas unidades de ensino com turmas da pré-escola e de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, com adesão ao Programa Tempo de Aprender. Uma das selecionadas foi a coordenadora pedagógica Edvanira Mendes Sant Ana Pires, da Escola Municipal União Comunitária, pertencente à Gerência Regional de Educação (GRE) Liberdade/Cidade Baixa e vencedora em 1º lugar da Região Nordeste/Bahia e em 3º lugar no Brasil.
Ela desenvolveu o plano de formação “Alfabetização baseada na Ciência: Formação continuada em serviço de professores alfabetizadores para implementação de práticas baseadas em evidências” e o plano de intervenção pedagógica “Alfabetização baseada na ciência: consolidação das habilidades para aquisição da leitura e escrita e a recomposição das aprendizagens”.
Já a professora Cleide Oliveira, da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, GRE Itapuã, ficou em 2º lugar da Região Nordeste/Bahia e 17º lugar no Brasil, com o plano de formação continuada “Alfabetização de jovens, adultos e idosos baseado na ciência e na prática: pensando na formação continuada de professores/as” e o plano de intervenção pedagógica “Educação de jovens, adultos e idosos nos anos de escolarização iniciais e as possibilidades de aplicações dos estudos aprendidos no curso Alfabetização Baseada na Ciência”.
“Eu sempre estou me aperfeiçoando profissionalmente, participando de cursos que possam me ajudar na prática pedagógica. Quando fiz a atividade, no ano passado, foi só para me qualificar. Mas aí saiu o edital e eu fiz o meu projeto, justificando que poderia utilizar os elementos do curso também para adultos. Tirei a nota máxima e deu tudo muito certo. A minha expectativa é vivenciar essa experiência e ver como eu posso fazer a adaptação para a EJA”, contou a professora Cleide.
Demais selecionadas – Além das duas vagas reservadas para cada unidade da federação, foram disponibilizadas mais 46, abertas à ampla concorrência em âmbito nacional. A professora Ligiane Reis, da Escola Municipal Adauto Pereira de Souza, GRE Cajazeiras, foi classificada em 3º lugar da Região Nordeste/Bahia e 52º lugar no Brasil.
A proposta de formação continuada sugerida por Ligiane foi “O desafio da leitura fluente no 2° ano do Ensino Fundamental na Escola Pública: Plano de Formação” e o plano de intervenção pedagógica foi: “Estratégias para desenvolver a leitura fluente na Escola Pública: Projeto de Intervenção para o 2° ano do Ensino Fundamental”.
“Eu estou muito ansiosa e contente por estar participando. A gente já fez o curso on-line, que se chama Alfabetização Baseada na Ciência. Também já escutamos falar sobre o método fônico, mas agora teremos essa experiência de vivência, com aulas práticas e aulas teóricas, conhecendo as escolas e os segmentos que já trabalham com essa teoria. A ideia é voltar como multiplicadoras desse nosso projeto”, afirma Ligiane.
A professora Eliana Braga Garcia de Oliveira, da Escola Municipal Allan Kardec, GRE Itapuã, foi selecionada em 4º lugar da Região Nordeste/Bahia e 54º lugar no Brasil com o plano de formação “Projeto de formação para os docentes em alfabetização” para os educadores do Ensino Fundamental Anos Finais, com o intuito de atender às necessidades emergenciais de leitura e escrita dos estudantes do 6º ano, e com a proposta “Plano de intervenção Pedagógica em Alfabetização: em busca da cidadania plena.”
Iniciativas – O Programa Tempo de Aprender é uma ação do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Portaria nº 280, de 19 de fevereiro de 2020, que tem como finalidade potencializar o processo de alfabetização em todas as escolas públicas do Brasil.
O curso ABC terá duração de seis semanas, com carga horária de 240 horas e será realizado no período de novembro a dezembro de 2022. Todo o processo de viagem, hospedagem, formação e material custeados pela Capes por meio de bolsa de estudo. O Programa de Desenvolvimento Profissional / Tempo de Aprender se constitui como grande oportunidade para crescimento pessoal e profissional das educadoras e foi divulgado com todos os professores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares da rede.
Foto: Bruno Concha/Secom