Operação no porto da capital baiana abre nova opção para escoamento de proteína animal na exportação brasileira; primeiro embarque teve 28 toneladas com destino a cidade de São Petersburgo.
O Tecon Salvador, unidade de negócios do Grupo Wilson Sons, deu início à operação de exportação de carne bovina para a Rússia no mês de outubro. O embarque no porto da capital baiana teve como destino a cidade de São Petersburgo, na Rússia. Neste primeiro embarque, foi exportado 28 toneladas, e já há novos embarques previstos para as próximas semanas.
A carne bovina exportada veio da cidade de Janaúba, em Minas Gerais. Atualmente, o Brasil possui a liderança como maior exportador de carne bovina do mundo em 2022 e 2023, superando países como Austrália, Estados Unidos e Índia. Este ano, o país deverá responder por 22% das exportações globais de carne bovina, segundo dados do Relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, publicado em abril deste ano.
“Salvador vem se firmando como alternativa logística viável, já alcançando 10 estados brasileiros. Pelo terminal exportamos carne bovina advinda de regiões de Minas Gerais, Tocantins e Bahia. A localização regional privilegiada, aliada à infraestrutura e eficiência do Tecon Salvador, além do exímio trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura (MAPA), vem fazendo com que o mercado enxergue no Porto de Salvador uma opção viável para conectar o Brasil ao mundo por meio de operações logísticas dos mais variados tipos de cargas”, disse Guilherme Dutra, gerente comercial da Wilson Sons.
A importação de carnes bovinas e suínas do Brasil para a Rússia voltaram a ser permitidas em 2021.