Chico Araújo
Expectativa total para a Copa do Mundo do Catar, que começa neste domingo com a Seleção da casa enfrentando a do Equador.
Mas, a torcida brasileira quer mesmo é ver a estreia do Brasil, diante da Sérvia, na próxima quinta-feira, às quatro da tarde.
Nossa Seleção segue em Turim, na Itália, se preparando no campo da Juventus. Viaja amanhã para Doha, no Catar.
O time titular que será levado a campo por Tite, ainda é segredo, mas o que se pode se observar nos treinos é que o técnico Tite quer um time de forte marcação, que começa ainda no ataque.
Para isso, conta com a experiência de jogadores como Marquinhos, do Paris Sanit Germain, que vai para sua segunda Copa do Mundo
– “A experiência ajuda bastante. Ela te traz clareza e alguns discernimentos de momento que te ajudam bastante em uma decisão. Por já ter vivido Copa do Mundo uma vez e ter disputado outros campeonatos de grande nível, eu digo Copa do Mundo não tem nada a ver. Copa do Mundo é o mundo parado para ver os jogos, é o campeonato mais difícil do mundo. A gente vê isso pelas últimas edições. São muitas seleções com chances de ganhar e muito bem preparadas. A gente nunca sabe o que vai acontecer, seleções que estavam bem e não chegam, que tropeçam, outras que ninguém fala nada e chega. Copa do Mundo é isso”.
E pelas ruas de todo o Brasil a festa já está sendo montada. Aqui em Salvador, muitas ruas estão decoradas e a venda de camisas e itens que fazem referência à Copa é grande no centro da cidade e em todos os bairros.
Vai ter festa e sofrimento, claro. Que venha o hexa, aguardado já há 20 anos.
+++
Do Catar para a Bahia.
O Vitória se reapresenta no próximo dia 28 e já tem data para voltar a campo, no dia 5 de janeiro, quando enfrenta o Cordino, vice-campeão do Maranhão, pela pré-copa do Nordeste.
O Leão está de volta a Série B e tem pela frente também o Campeonato Baiano, onde não conquista título há cinco anos, além da Copa do Brasil.
O rubro-negro vive um dilema: precisa contratar. Nesse momento, tem apenas 16 jogadores com contrato vigente.
Só que o problema é o transfer ban imposto pela Fiafa, que impede o clube de inscrever novos atletas por conta ainda de dívidas referentes aos jogadores Valter Bou e Jordy Caicedo.
A diretoria corre contra o tempo para resolver a situação e já tem quatro jogadores apalavrados com o clube: o atacante uruguaio Nicolás Dibble/ de 28 anos, que neste ano defendeu o Plaza Colonia, do Uruguai, marcandodois gols em 35 partidas.
O zagueiro Camutanga, de 29 anos, que atuou pelo Náutico e Atlético (GO) em 2022//
O lateral-esquerdo João Lucas/ 31 ANOS/ EX-NÁUTICO//
E O lateral-direito Railan/ QUE VEM DO VILA NOVA/ MAS DEFENDEU O JACUIPENSE NO BAIANÃO 2022//
+++
Muita expectativa também da torcida rubro-negra.