O Lyon, da França, anunciou nesta segunda-feira (19), o acordo de venda ao empresário John Texto, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo. O negócio gira em torno de 800 milhões de euros, o equivalente a R$ 4,5 bilhões. A Eagle Football Holdings LLC passará a ter 77,49% das ações do clube francês. Com isso, o americano se tornará o novo sócio majoritário da agremiação.
“Hoje representa um novo começo para o Olympique Lyonnais. Depois de quatro meses de negociações construtivas marcadas por um entendimento em comum com Jean-Michel Aulas e todos os nossos parceiros, estamos orgulhosos de chegar a esse acordo extraordinário”, disse Textor através de comunicado.
O compromisso de compra do Lyon foi anunciado por Textor em junho, mas foi adiado para setembro, por causa da documentação. Um mês depois, o empresário disse ter resolvido todas as pendências. No início deste mês de dezembro, o clube francês deu um ultimato para concretização do negócio.
Além do Botafogo e agora o Lyon, John Textor também é dono do Crystal Palace, da Inglaterra, e do RWD Molenbeek, da Bélgica.
O Lyon ocupa o oitavo lugar na tabela de classificação do Campeonato Francês com 21 pontos. O próximo compromisso oficial do time francês será contra o Brest, fora de casa, no dia 28 de dezembro, uma quarta, pela 16ª rodada da liga nacional.
Bahia Notícias