A correria do dia a dia, o estresse, a má alimentação, tudo isso pode afetar a saúde e com a preocupação com doenças como a Covid-19, é cada vez mais comum que as pessoas recorram aos shots matinais de imunidade como uma rotina de autocuidado. A professora do curso de Nutrição da Unijorge, Karine Beck, explica que os shots são combinações de alimentos ou especiarias, que são considerados como compostos bioativos que podem trazer benefícios no estímulo dos mecanismos de defesa do nosso corpo.
Os shots de imunidade têm benefícios para a melhora do sistema imunológico por terem substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes em sua composição. Esses elementos bioativos vão ter funções importantes na melhora de reações químicas, na redução do stress oxidativo e na diminuição da inflamação. “Os shots surgiram como uma perspectiva de proteção contra infecções respiratórias, infecções virais e bacterianas e ganharam muita repercussão durante a pandemia”, ressalta Karine.
As receitas podem ter diferentes tipos de ingredientes que combinam raízes, sumo de frutas cítricas e outras substâncias diluídos em poucos mililitros de água, para ficar bem concentrado. Os mais comuns e mais presentes são os que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias como gengibre, cúrcuma, própolis, canela, limão/abacaxi e glutamina. A professora esclarece que as pessoas podem usar várias combinações, utilizando todos os elementos ou apenas alguns. “É fundamental a orientação de um nutricionista para recomendar quais são os mais indicados e as contraindicações, de acordo com as características de cada indivíduo”, ressalta.
Um dos mitos em relação aos shots matinais é que eles emagrecem. Karine enfatiza que o objetivo principal é melhorar o sistema imunológico e as reações inflamatórias do nosso corpo. “Algumas substâncias termogênicas utilizadas nas receitas como canela e pimenta caiena podem ter a função de aceleração no metabolismo, mas não vão trazer o efeito metabólico, por conta das quantidades utilizadas”. Ela acrescenta ainda que a indicação do consumo pela manhã também não tem intuito de acelerar o metabolismo ou o emagrecimento, mas que a proposta é iniciar o dia com a ingestão de compostos bioativos adequados e que por estar em jejum, a sua absorção seja otimizada, potencializando a metabolização das vitaminas e minerais presentes na dose.
Apesar de usar ingredientes naturais existem algumas contraindicações em relação ao consumo dos shots. Pacientes com hipertensão, por exemplo, precisam ter cuidado com a utilização dos alimentos termogênicos como gengibre, canela e a pimenta, sendo necessário avaliar se o indivíduo tem alterações de pressão, a depender da quantidade utilizada. Para as crianças, é preciso ver a adequação do uso da própolis de acordo com a faixa etária e utilizar sempre a substância sem álcool. Gestantes também precisam de avaliação prévia.
“As pessoas não devem se deixar levar por modismos e precisam de orientação profissional. E sempre lembrar que a alimentação saudável e o consumo adequado de nutrientes deve estar presente em todas as refeições”, recomenda a professora.