Os comerciantes que trabalham no Natal Salvador 2022 no Campo Grande comemoraram as vendas do período, no penúltimo dia de funcionamento da decoração no local. Mais de 800 mil pessoas visitaram a praça desde que ela recebeu a decoração especial, no dia 30 de novembro. As visitas podem ser feitas até esta sexta-feira (6).
Um Acampamento de Natal levou artesanato e alimentação para dentro da praça. A estrutura foi composta por dez trailers com representantes de instituições sociais, artesãs e microempreendedores, que doaram parte das vendas a projetos sociais.
Os espaços foram ocupados pelo projeto Empreenda Salvador, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Mansão do Caminho, Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que deu oportunidade aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e associações Salvador Invisível, Pérola de Cristo e Movimentos de Rua.
Nos trailers, foram comercializados tanto alimentos, como salgados, bolo de pote, maçã do amor, algodão-doce, biscoitos, panetones, broas, trufas, cones trufados e marshmallow. O artesanato também estava presente, em segmentos como roupas, artigos pessoais, colares, pulseiras e artigos para o lar.
As artesãs Patrícia França, de 52 anos, e Vera Lúcia Souza, de 55, contaram que conseguiram comercializar todos os artigos natalinos. “Nós vendemos muitas guirlandas, toalhas de mesa natalinas e centros de mesa. As pessoas gostaram muito do nosso trabalho e inclusive muitas pegaram o nosso contato para encomendas futuras”, contou. No trailer compartilhado por elas há uma variedade de arte em tecido: bonecas de pano, nécessaire, porta-talher, máscaras para dormir e porta-pão, entre outros.
Representante das Osid dentro da vila natalina, Jaqueline Duarte, de 46 anos, disse ter tido também uma boa experiência. “A procura foi grande, principalmente por panetone e pelas broas de Santa Dulce dos Pobres, os nossos carros-chefes. Aqui também comercializamos cookies, brownies e pães integrais, com estoque esgotado. Parte do dinheiro arrecadado é doada para as Obras Sociais Irmã Dulce”, relatou.
Márcia Freitas, de 65 anos, também ficou muito feliz com o resultado. “Foi uma boa oportunidade para nós, e esperamos voltar nas próximas edições. Distribuímos muitos cartões com os nossos contatos e recebemos algumas encomendas”, conta ela, que confeccionou um presépio em gesso e velinhas para o Natal. Márcia trabalha com peças esotéricas, como organites e colares produzidos em resina, mandalas, porta-incensos e mensageiro dos ventos. Já a colega Rita de Cássia, de 60 anos, trabalha com artesanato produzido com PVC.
Ambulantes – Para o entorno da praça, 160 vendedores ambulantes foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e passaram por uma qualificação, em novembro, sobre empreendedorismo, marketing e hospitalidade, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e melhor atendimento. O curso fez parte do programa Sou Salvador, criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), com a parceria da Semop, da Vigilância Sanitária (Visa), da Diretoria de Políticas para Drogas, vinculada à Sempre, e da Uninassau. Além disso, os trabalhadores também receberam fardamento para atuação no local.
O pipoqueiro Alexandre Silva, 38 anos, começou o mês vendendo na área externa e depois teve a oportunidade de atuar dentro da praça. “O evento é sempre bem-vindo. Para nós é como se fosse um 13º salário dos ambulantes. Eu fiz a qualificação em novembro e achei importante, pois aprendi muita coisa. Então, só tenho que agradecer a Deus”, disse.
A vendedora de água mineral Cristiane Santos da Silva, de 47 anos, contou que a capacitação foi um grande diferencial para aprimorar as vendas através dos conhecimentos adquiridos. “Através da capacitação pude aprender a manusear o dinheiro da melhor forma, dicas de tratamento ao cliente. Aprendi muita coisa, foi uma oportunidade nunca dada a nós ambulantes, somos muito gratos por isso”.
A ambulante Urânia Souza dos Santos, de 51 anos, também comemorou a regularização para trabalhar no Natal Salvador. “Atuo no ramo há mais de 30 anos e essa oportunidade que a Prefeitura nos dá, em poder trabalhar legalmente, ajuda muito a levar o sustento para nossas casas”.
Atrativos – O tema do Natal Salvador 2022 é “Iluminando Nossos Sonhos”, levando o clima natalino para outros espaços públicos de lazer da cidade. Além do Campo Grande e da Praça João Martins (Paripe), As praças Artur Lago (Pernambués), ACM (São Caetano) e do Canal (Vale das Pedrinhas) também receberam a iluminação nesta edição e cada uma delas contou com uma média de 60 mil visitas no período. A Praça João Martins já recebeu mais de 200 mil pessoas até o momento.
Este ano, graças à contenção da pandemia, não é preciso agendamento para conhecer a estrutura natalina do Campo Grande. O local recebeu cerca de 4 milhões de lâmpadas em LED. Logo na entrada, há um “Vilarejo Doce”, um conjunto de casinhas espalhadas por um corredor de 80 metros, com portas, janelas e adornos, cujas cores remetem ao leite, baunilha, canela e chocolate.
No centro da praça está situada a “Árvore dos Sonhos Doces”, com 19 metros de altura. A estrutura é toda envolvida com festão verde e luzes de Natal. Os enfeites dela são bonecos de biscoito com 1,5 metro de altura, corações, meias, estrelas, laços, árvores e casinhas e no alto há uma estrela de luz.
No lado direito da praça, há um presépio em homenagem às crianças, instalado em um elevado redondo e com uma choupana de palha seca ao fundo. A praça ainda tem dois nichos instagramáveis; uma Fábrica de Brinquedos com uma sala do Papai Noel e 16 árvores de LED com variação de luz em volta do lago cuja iluminação reflete na água.
Fotos: Lucas Moura/Secom