Quem tem o desejo de ser dono do seu próprio negócio ou investir em algo promissor, o mercado de franquias tem sido uma alternativa para muitos brasileiros. O nicho está em ascensão e os números são prósperos, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para a entidade, somente no terceiro trimestre do ano passado, o setor faturou mais de R$ 56 bilhões, representando um crescimento de quase 19% sobre igual período em 2021. Ainda segundo a ABF, foi o segmento que mais cresceu na economia brasileira no período “pós-pandemia”. O negócio é tão promissor que existem pessoas que estão se especializando na área, lucrando e apostando no Nordeste como polo, como é o caso do empresário e consultor de franquias, Diogo Dumet.
Baiano e economista de formação, Diogo fundou em setembro de 2017 a MPDUMET, empresa especializada em prestar consultoria em formatação e expansão de franquias, sendo a única no Nordeste com essa finalidade. “Eu senti a necessidade de abrir este negócio em Salvador, uma vez que eu percebia que não havia fomento do setor na região. Na prática, levamos marcas genuinamente nordestinas para as demais regiões do país, como o contrário também já acontece. Em resumo, fazemos uma análise de franqueabilidade, formatação completa, consultoria em vendas e expansão de franquias, implantação de unidades, suporte de marca e assessoria para compra de franquia”, detalha Diogo Dumet, que também atua na educação de empresários, através de palestras sobre o mercado de franchising.
Hoje, a MPDUMET, que possui um time de profissionais especializados, já realizou a formatação de mais de 90 marcas, assinou mais de 300 contratos de franquias, movimentou mais de R$ 100 milhões na economia, como também ajudou a gerar milhares de empregos. Isso não só no Nordeste, como também no Rio de Janeiro, em São Paulo e em outras regiões do Brasil, onde também atua. Na Bahia, O Rei do Pirão, Arte em Papel, Ótica Salvador e O Rei da Obra são exemplos de franquias formatadas pela MPDUMET.
Segmentos de franquia em ascensão
Ainda no terceiro trimestre do ano passado, segundo a ABF, Hotelaria e Turismo foi o segmento que registrou maior crescimento em relação ao mesmo período de 2021, seguido de Food Services e Saúde, Beleza e Bem-Estar. Por outro lado, Moda e Casa e Construção apresentaram menores índices de crescimento, enquanto Serviços Automotivos teve retração. Quando o assunto é faturamento, também no terceiro trimestre de 2022, a região Sudeste se destacou representando 53,56%, mas o Nordeste também apareceu no pódio em terceiro lugar com 15,82%, sendo a Bahia o estado que lidera o ranking.
Para Diogo Dumet, pegando a capital baiana como referência, é possível afirmar que muitos investidores apostam na cidade, tendo em vista a sua cultura empreendedora, inovação, localização geográfica privilegiada e infraestrutura. Além disso, Salvador fica próxima de várias cidades desenvolvidas, como Lauro de Freitas e Feira de Santana, que são exemplos positivos da chamada “interiorização de franquias”. “Sem dúvidas, se você tiver um assessoramento especializado, investir em franquias é uma excelente escolha para quem quer empreender, seja na capital ou no interior. Isso porque o setor segue mantendo a sua trajetória de crescimento em virtude dos seus fundamentos básicos, como trabalho em rede, ganhos em escala, marcas consolidadas e treinamento contínuo. Com essa receita, não tem como dar errado”, conclui.